Edição 030 - 13/04/2021

ELEIÇÕES 2021 – ENTREVISTA DO CANDIDATO PC CALDAS E OUTROS ASSUNTOS DA CHAPA NOVO SINAL.

ELEIÇÕES SINAL 2021
ENTREVISTA / PC CALDAS (CHAPA NOVO SINAL)

PC CALDAS DIZ QUE ELEIÇÃO PARA O SINDICATO NÃO É UM “REALITY SHOW”.

CANDIDATO AFIRMA QUE OS INTEGRANTES DA CHAPA TÊM TODAS AS CONDIÇÕES PARA BEM CONDUZIR OS DESTINOS DO SINAL RJ E CORRESPONDER ÀS EXPECTATIVAS DAQUELES QUE APOIAM E DARÃO SEU VOTO À NOVO SINAL NA ELEIÇÃO DE AMANHÃ.

Por Emilton Rocha

RIONET – Por que o Belsito, da chapa ‘Sinal Para Todos’, diz em comunicado que eles “re-pudiam veementemente, uma vez mais”, o baixo nível da Campanha da Chapa Novo Sinal? A chapa “NOVO SINAL” baixou o nível?

PC CALDAS – De modo algum! Desde o início, fiz questão de conduzir a campanha da NOVO SINAL de modo educado e respeitoso, porque, antes de tudo, a eleição para o sindicato não é como um “reality show”, em que você tem que usar tudo que se possa imaginar em matéria de fofocas, mentiras, acusações etc., para chegar à final e ganhar um prêmio polpudo. Não usei e recomendei aos demais integrantes da NOVO SINAL que não utilizassem termos depreciativos ao se referirem a qualquer dos integrantes da chapa adversária.

A primeira vez em que me acusaram de haver baixado o nível foi quando mencionei conhecido ditado popular, de origem árabe, que diz: “Os cães ladram e a caravana passa”. Para os que conhecem um pouco de linguagem figurada, a interpretação correta desse ditado é que “se deve ignorar as provocações que possam impedir o progresso e ignorar críticas que não sejam construtivas”. Logo, como é óbvio, não chamei ninguém de “cães” e jamais o faria. Apenas me limitei a deixar claro que não iria responder às provocações e impropérios que me eram dirigidos, pois alimentar essa espécie de “diá-logo” só serviria para acirrar os ânimos e não traria qualquer benefício ao debate sadio de ideias sobre os rumos e a condução das atividades do SINAL RJ.

Da mesma forma, fui criticado por não haver aceitado convite para debater em determinada rede do Facebook com o candidato da outra chapa. O organizador dessa rede chegou a me comparar a uma galinha “fujona”. Também não rebati essa “qualificação” e aproveito para deixar aqui a seguinte in-dagação: debater o quê, se, bem analisadas, as propostas da outra chapa são basicamente as mesmas da NOVO SINAL? Aliás, não só das duas que concorrem ao SINAL RJ, mas de praticamente to-das as chapas de todas as Regionais. E por que isso ocorre? Porque o sentimento que nos une é idên-tico. Todos queremos fazer o melhor para os servidores ativos, para os aposentados e para as pensio-nistas do Banco, ou, se isso não corresponde à verdade, é assim que penso que deveria ser. Para al-cançar esse objetivo, temos que perseguir as causas que estão descritas nos programas de cada uma delas, que, repito, são fundamentalmente iguais, com minúsculas variações.

Apesar de todo o meu empenho em continuar a me comportar de forma equilibrada e educada, ontem, perplexo, fui surpreendido com mais ataques injustificados. Segundo texto que foi divulgado em rede social, o candidato a presidente da outra chapa diz que “Ficamos sabendo que alguns inte-grantes e apoiadores da Chapa Novo Sinal andam espalhando, “por baixo dos panos”, que a Chapa Sinal para Todos é formada por “esquerdistas”. Registra ainda que “Tal afirmação é feita “às escon-didas”, de forma não transparente, não assumida pela Campanha da Chapa adversária”.

Ora, quando convidei integrantes para se juntar a mim na NOVO SINAL, não lhes perguntei com que tipo de orientação político-partidária simpatizavam, nem isso me interessava, até porque a eleição é para o Conselho Regional do SINAL RJ e não para Presidente da República, Governador ou Prefeito. Estamos em uma democracia e cada um pode apoiar quem quiser. Logo, ainda que a absurda afirmação do texto transcrito fosse verdadeira, se eu não me preocupei com tal questão com relação àqueles que escolhi para formar a NOVO SINAL, por que haveria de fazê-lo a respeito dos participantes da outra chapa?

Pior que isso, é a atitude descabida de se mencionar, genericamente, “alguns integrantes e apoiadores” da NOVO SINAL. Objetivamente, concretamente, verdadeiramente, essa infeliz afirmação, se é que houve, teria sido feita “às escondidas”. Ora, se foi feita “às escondidas”, como é que se pode acusar “alguns integrantes e apoiadores”. É o caso de dizer: onde estão as provas? Quem são esses integrantes e apoiadores da NOVO SINAL? Quem aponta o dedo da forma foi feita a acusação, na verdade não quer acusar A, B ou C, mas sim a chapa NOVO SINAL e os que a apoiam. Se há nomes e provas, que apareçam, que não sejam guardados “às escondidas”.

RIONET – A alegada falta de experiência vinda da parte de lá e as críticas de que você não participava da luta do Sinal quando estava na ativa; que nos seus mais de vinte anos de apo-sentado não esteve presente em nenhuma batalha travada pelo sindicato; e a acusação de que você ‘fugiu’ de um debate promovido pela Starnet. O que tem de verdadeiro nisso?

PC CALDAS – Nos 30 anos de vida que dediquei ao Banco, sempre procurei estar perto de quem me pudesse transmitir ensinamentos e experiências e me cercar de auxiliares competentes, que me ajudassem de modo produtivo nas funções para as quais fui indicado. A mesma atitude tive agora, ao escolher as pessoas que iriam integrar a NOVO SINAL. Fazem parte da chapa, p.ex., um ex-Presidente Nacional do SINAL, uma ex-Diretora Regional, ex-membros de Conselhos Regionais anteriores e ex-servidores que tiveram carreiras muito bem sucedidas no Banco e/ou em suas atividades privadas etc. Não tenho dúvida de que o grupo que, felizmente, consegui aglutinar dispõe de todas as condições para bem conduzir os destinos do SINAL RJ e corresponder às expectativas daqueles que apoiam e darão seu voto à NOVO SINAL no dia 14.

Sobre a pretensa “fuga” ao debate que seria conduzido pelo servidor que administra a rede Starnet, esclareço que se tratava de um convite, não de uma obrigação.

Convite aceita quem quer e não me senti confortável para aceitar um convite de quem sequer me conhece pessoalmente. Parece que eu tinha razão! Por não ter aceitado o convite, o referido administrador passou a me tratar como “fu-jão” e a me comparar com uma galinha (!), ao publicar em sua rede que, em Brasília, ao contrário do que ocorreu no Rio e em São Paulo, haveria debate, porque no DF, não há “galinhas fujonas”!!! Deselegância a toda prova!

Não bastasse essa atitude, na sexta-feira, 9/4 – apesar de declarar que não me conhece pessoalmente, que sabe que sou sério e sempre lutei pelas questões dos aposentados e que imagina que não compactuo com “esse jogo rasteiro e sujo de perseguição ideológica” –, ele me interpelou diretamente para saber se a chapa NOVO SINAL avaliza o tipo de questionamento a que se referiu o meu opositor, a respeito da ideologia dos membros das chapas.

Também diretamente respondo: a chapa NOVO SINAL não tem que avalizar nem deixar de avalizar o que aparece nas redes sociais. Internet é tribuna livre, é campo minado, é terra de ninguém; cada um escreve e posta o que quer e, depois, cada um que arque com as consequências do que escreveu e postou. Da porta do sindicato para fora, todos têm o direito de fazer suas próprias escolhas e, por igual, defender nas redes sociais o que melhor lhe aprouver, não é a NOVO SINAL que vai dizer se está ou não de acordo com algo que foi publicado no Facebook, sem que provas fossem apresentadas nem nomes revelados principalmente porque não é função da NOVO SINAL assumir essa ou aquela postura em favor dessa ou daquela opinião.

Estamos concorrendo a uma eleição e não nos afastaremos disso! Somos a favor da disputa limpa e democrática nessa eleição como em qualquer outra!

RIONET – A que fake news o Belsito se refere no seu comunicado?

PC CALDAS – Não sei e creio que essa pergunta deveria ser respondida por ele, que mencionou o termo. Posso dizer, entretanto, que não divulguei qualquer lista com nomes de servidores que me apoiam sem exibir qualquer comprovação de que isso era/é verdade. Posso dizer, também a esse respeito, que, ao ver a tal lista divulgada, entrei em contato com diversos nomes que, para minha surpresa, lá estavam registrados e que me informaram nem saber como haviam sido incluídos na relação, pois jamais foram sequer consultados a respeito.

Agradecimentos, pedido e convite

Agradeço, uma vez mais, a meu prezado amigo Emilton, que me concedeu a oportunidade de restabelecer a verdade sobre alguns fatos e temas que foram divulgados recentemente em redes sociais e em informativos do SINAL RJ. Quero agradecer também a todos quantos estão apoiando a NOVO SINAL, que confiam na capacidade e na competência dos integrantes da chapa e que, espero, votarão maciçamente na NOVO SINAL, na quarta-feira, dia 14.

Reafirmo aqui que, se eleita a NOVO SINAL, seus integrantes tratarão de forma equânime os interesses de todos os filiados, sejam aposentados, servidores da ativa ou pensionistas. Envidaremos todos os esforços para ampliar o número de filiados ao SINAL RJ, tentando atrair principalmente os ativos, cujo contingente atual, por incrível que pareça, é inferior ao de pensionistas. Essa situação não pode persistir, sob pena de o SINAL RJ vir a depender, de forma ainda mais gritante, de filiados em idade avançada, cuja existência não é perene. Votem na NOVO SINAL, pois, afinal de contas, com o passar dos anos, todos serão aposentados.

Aproveito para convidar os que quiserem saber ainda mais sobre a NOVO SINAL a visitar o site www.sinaldemudanca.com.br , onde poderão encontrar fotos e currículos de seus integrantes, além de informações e documentos sobre a carta-programa e as propostas das chapa, além de textos sobre BC-Saúde, Paridade, 28,86%, QVT, CPSS etc.

Finalmente, lembro que se encerra hoje, às 18h00, o prazo para obtenção da senha para acesso ao Sistema de Votação Eletrônica (SVE) do SINAL e que a NOVO SINAL apoia o candidato NERINO ANTÔNIO DIONELLO PIOTTO para o Conselho Fiscal Regional.

 


O espaço acima encontra-se reservado para a publicação de Materiais de Campanha das Chapas concorrentes às Eleições-2021 do Sinal-RJ.

 

ATENDIMENTO DO SINAL-RJ DURANTE A PANDEMIA

Presidente Regional: Sergio Belsito (21) 98124-1330
Convênios: Paulo Francisco (21) 99427-7121
Financeiro: Rose (21) 99725-4424
Jurídico: Erika (21) 98871-0505
Recepção: Jenilson (21) 98338-7621
Secretaria: Marcelly (21) 98303-4869

Edições Anteriores
Matéria anteriorEleições Sinal: HOJE, dia 13: ÚLTIMO dia para cadastrar sua senha de votação AMANHÃ, dia 14: VOTAÇÃO (ELETRÔNICA)
Matéria seguinteConselho Nacional aprova contas de 2020