Edição 175 – 29/9/2021
Em ato público, servidores dizem “não” à PEC 32/2020
“É uma reforma inepta, que arrebenta com a estrutura do Estado e cria mecanismos de obstrução ao concurso público”, afirmou a deputada Alice Portugal (PCdoB/BA), coordenadora da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, durante ato contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020 – reforma administrativa – em frente ao Anexo 2 da Câmara dos Deputados na tarde desta terça-feira, 28 de setembro.
O Sinal e outros integrantes do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) somaram forças a representações do funcionalismo estadual e municipal na atividade, que deve se repetir e ganhar ainda mais corpo nas próximas semanas.
Também presente no evento, o coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil), deputado Professor Israel Batista (PV/DF), observou que a intensificação das ações, em especial no último mês, repercutiu dentro do Parlamento e conclamou a continuidade do movimento na capital federal e, principalmente, nas bases estaduais dos congressistas. O chamado a uma atuação mais forte nos redutos eleitorais, inclusive, foi ponto convergente nos discursos de vários dos parlamentares que participaram do ato público desta terça-feira.
“É importante que eles [os defensores da PEC] saibam que aqui fora tem luta”, afirmou Israel Batista, ao destacar o importante respaldo da mobilização dos servidores nas ruas ao trabalho que vem sendo feito internamente.
Próximos passos
O Fonacate se reúne nesta manhã para discutir a sequência do calendário de atos públicos. Na sexta-feira, 1º de outubro, será a vez do Conselho Nacional do Sinal fazer uma avaliação do movimento desta semana e indicar como se dará a continuidade do enfrentamento à PEC 32/2020.
Mais informações nas próximas edições do Apito Brasil.