Edição 161 – 8/9/2017

Em defesa do servidor do BCB: Sinal convoca mobilização nacional para a próxima semana


Dando continuidade à luta em defesa dos servidores do BCB, o Conselho Nacional (CN) do Sinal convoca o corpo funcional em todo o país para uma grande mobilização na próxima quinta-feira, 14 de setembro. Em reivindicação, pleitos da pauta interna, bem como aqueles que afligem o conjunto da categoria.

O possível adiamento dos reajustes salariais, fixados em lei para janeiro de 2018, acarretará um achatamento, ainda maior, das remunerações, já corroídas pela inflação acumulada nos últimos exercícios. A este cenário, soma-se a ameaça de elevação da contribuição para o Plano de Seguridade Social do Servidor (CPSS), dos atuais 11% para 14%.

Não bastasse o declínio do poder de compra, a ação governamental tende a acentuar a precarização do setor público, com a nova configuração de carreiras, elevando a quantidade de níveis e reduzindo, drasticamente, os vencimentos iniciais.

As assimetrias que afetam os Especialistas, em relação a carreiras congêneres do Estado, também fomentam a agenda de luta. Enquanto a Diretoria Colegiada não se empenha efetivamente a favor da modernização da carreira de Especialista do BCB – vide o ocorrido com as legítimas demandas para a alteração de nomenclatura do cargo de Analista para Auditor e a classificação como de Nível Superior para o de Técnico -, questões relativas à equiparação salarial sequer são discutidas.

Outras questões, como as modificações que poderão ser sugeridas ao Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central (PASBC), os crescentes rumores sobre terceirização de atividades, fechamento de representações regionais e a consequente remoção de servidores, também são motivos de preocupação e discussão sobre estratégias de enfrentamento a adotar.

Paralelo a isso, mais ataques seguem em debate no Legislativo. No Senado Federal, o PLS116/2017, que estabelece a demissão de servidores por insuficiência de desempenho. Na Câmara dos Deputados, a PEC287/2016, que dispõe sobre nova reforma na Previdência, está pronta para apreciação do Plenário da Casa. A intenção do governo é que a matéria seja votada até outubro.

Alguns destes assuntos integram a pauta do requerimento de audiência com o presidente do BCB, Ilan Goldfajn, protocolado pelo Sinal na última terça-feira, 5 de setembro, e com o pedido de acesso à informação, com fundamento na Lei 12.527/2011 (LAI), formulado no dia seguinte.

O cenário de desmonte está posto. Vamos, juntos, exigir o respeito e valorização que o funcionalismo público merece. Uma mobilização forte depende de você.

Atenda ao chamado das regionais do Sinal e participe!

Edições Anteriores
Matéria anteriorFonacate lança campanha contra precarização do setor público
Matéria seguinteReceba atualizações sobre o Apito Brasil direto em seu navegador