Edição 2 – 5/1/2017

Em entrevista, Daro Piffer defende autonomia do BCB


A autonomia do Banco Central do Brasil deve integrar a pauta de discussões do Congresso Nacional logo no início da Sessão Legislativa de 2017. É o que afirma a Agência Senado, em reportagem publicada no último dia 30 de dezembro, sobre dois projetos de lei que tratam do assunto.

O PLS 102/2007, que está à disposição da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado para análise, visa assegurar autonomia administrativa, econômica, financeira e técnica à Autarquia. O PLS 146/2016, já aprovado na CAE e no aguardo de apreciação pelo plenário da Casa, propõe a ampliação das competências do BCB, incluindo ao rol de atribuições: “contribuir para estimular o crescimento econômico e a geração de empregos”.

Em entrevista à reportagem, o presidente nacional do Sinal, Daro Piffer, defendeu as duas novas missões propostas pelo PLS146, bem como uma gestão autônoma, de fato e de direito, ao órgão. Ainda, firmou a posição do Sindicato no bojo do debate. “Se o povo elege um governo, também elege um programa econômico”, observou, argumentando em favor do mandato do presidente da autoridade monetária ser coincidente com o mandato do presidente da República.

Ainda segundo Daro, “a autonomia pode garantir mais agilidade ao Banco Central, que atuaria sem pressões dos banqueiros, do governo ou mesmo da sociedade”.

Para ler a reportagem na íntegra, clique aqui.

Edições Anteriores
Matéria anteriorA PEC da Previdência – I
Matéria seguinteCentrus elege conselheiros deliberativos e fiscais nesta e na próxima semana