Edição 234 - 16/12/2024
Em plenária virtual, delegados indicam pauta reivindicatória dos servidores do BC
Terminou neste fim de semana, por meio de reunião virtual, a plenária da 30ª Assembleia Nacional Deliberativa (AND) do Sindicato. Delegados de todo o país concluíram a análise das propostas sobre pauta salarial, atuação do SINAL e outras diretrizes programáticas, que havia sido iniciada presencialmente nos dias 29 e 30 de novembro e 1° de dezembro, no Rio de Janeiro.
A plenária debateu e deliberou temas que estão diretamente relacionados ao dia a dia dos servidores ativos, a exemplo da manutenção da busca pelo trabalho remoto como regra na Autarquia e o fortalecimento das diversas sedes do Banco Central pelo país. Também foram indicadas pelos delegados a cobrança ao governo pelos itens concedidos a outras carreiras na mesa específica, uma atuação ainda mais próxima aos colegas aprovados no último concurso para a Autoridade Monetária e a intensificação dos esforços pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2024, que trata do fim da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas.
Avanços também em relação à campanha reivindicatória dos próximos dois anos, em continuidade à mobilização em prol dos interesses do corpo funcional do Banco Central do Brasil, uma vez que, na mesa específica de 2024, o Executivo não trouxe respostas a muitos pleitos.
Foram, ainda, aprovadas diretrizes no sentido de reforçar demandas já chanceladas em votações anteriores, como o aprimoramento do Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central (PASBC), a reposição das perdas salariais e a correção das assimetrias externas, o nível superior para os Técnicos e a proporção de 60% em relação ao subsídio dos Auditores, a busca por um acordo acerca dos 28,86% e o enfrentamento à PEC 65/2023.
Os delegados ratificaram, ainda, moções em defesa de uma política monetária eficaz e eficiente e em apoio à democracia. Acesse os documentos na íntegra aqui e aqui, respectivamente.
Os pontos que digam respeito à pauta reivindicatória da categoria serão levados para a apreciação de todos os servidores, filiados ou não ao SINAL, em Assembleia Geral Nacional (AGN), a ser realizada no mês de fevereiro de 2025, na etapa que concluirá o processo deliberativo da 30ª AND.