Edição 204 – 16/11/2021

Em reunião com Ciro Gomes, Sinal, Fonacate e outras representações discutem demandas do setor público


O presidente nacional, Fábio Faiad, e o diretor de Relações Externas do Sinal, Francisco Tancredi, juntamente a outras lideranças do serviço público, se reuniram com o pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, na última sexta-feira, 12 de novembro, em São Paulo. Em Pauta, a conjuntura política do país, a modernização do setor público, a valorização das carreiras e a reforma administrativa, entre outros pontos.

Os representantes dos servidores presentes no encontro, em sua maioria de entidades integrantes do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), entregaram a Ciro Gomes um exemplar do livro “Rumo ao Estado Necessário”, que traz a compilação da coletânea de estudos Cadernos da Reforma Administrativa. A publicação enumera críticas à proposta de reforma apresentada pelo governo federal e aponta “alternativas para um Brasil republicano, democrático e desenvolvido”.

Questionado pelo presidente do Sinal, o pré-candidato afirmou ser favorável à criação de um canal permanente de diálogo entre o Executivo e as representações dos servidores para debater, não só demandas pontuais, mas o constante aprimoramento da Administração Pública. Também destacou o protagonismo e a importância do corpo funcional do Estado, falou da necessidade de um projeto nacional de desenvolvimento e se mostrou favorável ao estabelecimento de uma data-base para a classe.

Ainda durante o encontro, o Sinal entregou a Ciro um documento com demandas relacionadas, especificamente, ao Banco Central do Brasil, como: a reposição de cargos vagos, a valorização das regionais em todo o país, a ampliação da autonomia do órgão e a modernização das prerrogativas dos servidores da Casa.

O encontro foi repercutido pela página eletrônica da Isto É (confira aqui). Nos próximos meses, o Sinal e as demais entidades do Fonacate buscarão diálogos com outros presidenciáveis, de modo a debater os mesmos temas da reunião da última sexta-feira.

Edições Anteriores
Matéria anteriorSinalBH informa 056/2021 – NOVEMBRO CINZA
Matéria seguintePrivatizar o serviço público é apoiar a corrupção! Mobilização contra PEC 32