Edição 119 – 16/7/2020

Em reunião de trabalho com SGP, Fonacate cobra encaminhamentos a demandas ainda pendentes


O presidente do Sinal, Paulo Lino, compôs a delegação do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) que voltou a se reunir com a equipe da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia nesta quarta-feira, 15 de julho.

Na videoconferência, as lideranças do Fórum cobraram respostas a pleitos já exaustivamente discutidos, para os quais ainda não foram apresentados encaminhamentos. Exemplos disso são: a modificação, de 1 hora para 30 minutos, no dispositivo que estabelece o intervalo mínimo para refeição; a manutenção dos dirigentes classistas na folha de pagamento dos órgãos; a resolução dos atrasos para a concessão de aposentadorias após a promulgação da reforma da Previdência e o aumento do percentual de liberações simultâneas para servidores em licença capacitação de 2% para 5%. Este último, alvo de compromisso por parte do secretário Wagner Lenhart.

O encontro desta quarta, ainda, deu continuidade às tratativas sobre a regulamentação do teletrabalho. Na oportunidade, o Fonacate reiterou a necessidade e conveniência de manutenção do trabalho remoto, no formato atualmente estabelecido em virtude da pandemia do novo Coronavírus, até o fim da crise sanitária.

“A reabertura da mesa de negociações é altamente positiva. O Fonacate sempre esteve disposto ao diálogo, que é a melhor forma de construir instrumentos que permitam ganhos para o Estado, para o servidor e, principalmente, para a sociedade brasileira”, destacou Paulo Lino.

Aproveitando a reunião, a SGP foi convidada para participar da conferência online sobre governo digital, inteligência artificial e fundamentos para o teletrabalho na Administração Pública, que o Fórum realizará em setembro.

Edições Anteriores
Matéria anteriorServidores do BC garantem controle da inflação
Matéria seguintePrevidência Complementar: Fonacate se apresenta ao TCU como interessado em ação que analisa natureza jurídica do Benefício Especial