Edição 148 – 06/10/2016

Em reunião no MP, Sinal reforça cobrança por demandas pendentes


Em reunião nesta quarta-feira, 5 de outubro, com o Secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (SEGRT), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Augusto Akira Chiba, o Sinal reforçou a cobrança por uma série de pleitos pendentes das negociações entre a pasta e os servidores do BCB.

aoito_6_10

Daro Piffer, presidente nacional, Jordan Alisson, diretor de Assuntos Jurídicos, e Paulo Lino Gonçalves, diretor de Relações Externas, representaram o Sindicato no encontro, que contou com a presença de entidades representantes de carreiras do Núcleo Financeiro da Administração Federal.

O mal-estar causado pela acentuação das diferenciações remuneratórias entre servidores de semelhante importância estratégica para o Estado esteve em pauta. Daro Piffer recordou a promessa de reabertura das tratativas com o Executivo, caso houvesse tratamento distinto a qualquer carreira. “Não somos contrários aos ganhos de cada categoria. Com base nas assimetrias projetadas, apenas exigimos a retomada do diálogo”, afirmou.

O presidente nacional do Sinal alertou, ainda, para o enfraquecimento da estrutura de regulação no país. “Os órgãos aqui representados sofrem há anos com a alta defasagem em seus quadros. O governo nos tem deixado de lado e beneficiado apenas setores de arrecadação”, frisou.

À mesa, houve também a cobrança por providências acerca da exigência de nível superior para os Técnicos do BCB e a abertura dos grupos de trabalho, promessas do acordo firmado ainda no fim de 2015.

Chiba reconheceu a necessidade de encaminhamentos e garantiu buscar o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, com o objetivo de definir as diretrizes para as negociações com as carreiras e, posteriormente, estabelecer os grupos. Segundo ele, a Secretaria reconhece as reivindicações e trabalha com uma série de estudos para encaminhar propostas o mais rápido possível.

Questionado, ainda, sobre o reajuste dos celetistas da ativa, o secretário afirmou que o departamento Jurídico da pasta está analisando algumas particularidades e espera que a situação seja resolvida nas próximas semanas.

Um novo encontro entre as entidades sindicais e a SEGRT está marcado para o próximo dia 9 de novembro.

Edições Anteriores
Matéria anteriorVeto ao nível superior é mantido no Congresso
Matéria seguinteBLOG DA AND 2016