Encontro da Diretoria Nacional do Sinal com colegas no Rio
Sexta-feira, dia 3, às 9h30
O Sinal Rio convida todos os servidores da categoria para um café da manhã com a Diretoria Executiva do do Sinal Nacional na próxima sexta-feira, dia 3 de julho, no restaurante do 25º do edifício sede do BC, na Av. Pres. Vargas.
Estamos em plena negociação sobre os pontos comuns da pauta das carreiras federais e também os de caráter específico da nossa categoria. Esse processo negocial ocorre paralelamente em encontros com representantes do MPOG e do grupo estratégico criado pelo Banco Central.
Conforme já informado pelo Apito Brasil 91, o Fórum dos servidores federais, em reunião no último domingo, rechaçou a proposta do governo federal, que apresenta proposta inferior às nossas perdas, parcelando-a em quatro ajustes anuais.
Relembrando, são os seguintes os eixos principais de negociação coletiva:
a) Índice linear de 27,3%;
b) Política salarial permanente com correção das distorções e reposição das perdas inflacionárias;
c) Data-base em 1º de maio;
d) Direito à negociação coletiva (convenção 151 OIT);
e) Paridade salarial entre ativos e aposentados;
f) Aprovação imediata dos projetos de interesse dos servidores;
g) Retirada dos projetos do Congresso Nacional que atacam os direitos dos servidores; e
h) Isonomia salarial e de todos os benefícios entre os três poderes.
O mesmo Apito Brasil 91 mostra a dificuldade em obter algum comprometimento maior da direção do Banco com demandas da categoria, como o realinhamento salarial, com a recuperação da remuneração dos técnicos e analistas em relação a dos procuradores, e as demandas dos colegas contratados ainda sob o regime de CLT.
Ou seja, a pauta é extensa e o Sinal precisa ter o retorno da sua base para poder melhor atuar em seu nome. Os colegas que forem ao evento também poderão tirar dúvidas a respeito das ações judiciais em curso, sobre o andamento das PEC 555 e 147, entre outros temas de interesse de todos.
Compareça, informe-se e opine: só juntos somos fortes!