Edição 105 - 15/6/2023
Entidades representativas acompanham de perto tentativas de intimidação; a configuração de ameaças e casos de assédio não serão tolerados
No momento em que todos os servidores estão vigilantes e em luta pela sobrevivência do Banco Central do Brasil como órgão de excelência e capaz de realizar relevantes entregas para a sociedade brasileira, recebemos denúncias de tentativas de intimidação por parte de alguns gestores para com suas respectivas equipes.
Ameaças de retaliações como cancelamento do trabalho remoto e imposição de regras severas nos PGDs dos servidores, além de serem incoerentes, podem configurar assédio moral.
Repudiamos toda e qualquer tentativa de intimidação dos servidores que seguem em busca do merecido reconhecimento à altura das entregas que fazem à sociedade.
Pedimos aos colegas que se sentirem assediados por seus gestores: denunciem! Comuniquem imediatamente as entidades representativas para que possamos tomar as medidas cabíveis.
Obs:
Há também uma cartilha do BC sobre o tema: “Cartilha do Programa de Prevenção e Tratamento de Assédio Moral.pdf (bcb.gov.br)“
Exemplos de condutas que caracterizam assédio moral:
-Emitir orientações incompletas e contraditórias, intencionalmente, com o propósito de confundir o servidor, contratado ou estagiário.
-Determinar o cumprimento de tarefas em prazos inexequíveis ou sem as instruções necessárias.
Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central – SINAL
Sindicato Nacional dos Técnicos do Banco Central – SinTBacen
Associação Nacional dos Analistas do Banco Central do Brasil – ANBCB