Edição 142 – 5/8/2022

Entidades representativas e Dirad debatem pauta reivindicatória da categoria


O SINAL, o SinTBacen e a ANBCB se reuniram na manhã de hoje, 5 de agosto, com a Diretora de Administração do Banco Central, Carolina Barros, para tratar das demandas referentes à reestruturação de carreira (pauta não salarial) e à Retribuição por Produtividade Institucional (RPBC).

Em relação a este último assunto, o BC não apresentou novidades, uma vez que segue em análise no Ministério da Economia (ME). Registramos, desde já, nosso repúdio à Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do ME, em face da lentidão na análise de tema tão importante para os servidores do BC.

No que se refere à reestruturação de carreira, a Dirad informou que o texto já foi analisado pela Economia e voltou para o Banco Central, com observações e questionamentos sobre alguns dos pontos. Como foram enviados 18 documentos para o BC, ainda não houve tempo de ser apresentada uma análise completa sobre todos os comentários do ME. Porém, de uma forma geral:

  1. Alguns pontos foram aceitos sem questionamentos pelo ME; e
  2. Dos pontos sobre os quais houve questionamentos, nenhum trouxe impeditivo jurídico que eliminasse em definitivo as possibilidades de quaisquer das propostas ali contidas (até porque o texto havia sido encaminhado pelo BC ao ME com forte embasamento técnico e jurídico).

A Diretora Carolina afirmou que pretende continuar defendendo a íntegra da pauta de reestruturação e que levará o tema para a reunião com a Diretoria do BC que ocorrerá neste próximo fim de semana. Além disso, informou que manterá as reuniões de 14 em 14 dias com as três entidades, por acreditar na importância do diálogo, e que os itens serão objetos dos próximos encontros de forma mais ponderada e detalhada (em razão da complexidade e do momento crítico em que estamos).

Ao mesmo tempo em que parabenizamos a titular da Dirad pela defesa integral da pauta de reestruturação da carreira e reconhecemos a importância do diálogo permanente, salientamos que o SINAL colaborará ativamente na construção de alternativas para a manutenção de todos os itens das nossas demandas. A partir da próxima semana, à medida que mais detalhes forem surgindo, traremos mais informações para a categoria.

Por fim, vamos reiterar o pleito de reunião com os representantes do ME, a fim de lutar pelo encerramento das resistências, tanto em relação às demandas não salariais quanto à RPBC. E já está sendo construída uma proposta inicial de indicativo de Ato de Protesto na porta do Ministério da Economia, em Brasília, com atos virtuais simultâneos nas demais Praças, caso a postura refratária persista. Mais detalhes nas próximas edições do Apito Brasil.

Campanha de filiação

Com o objetivo de somar ainda mais forças à luta em defesa da valorização do corpo funcional da Autarquia, está em curso uma nova campanha de filiação. E você, que já é filiado, pode contribuir com este trabalho, chamando aqueles colegas que ainda não são a se filiarem, de modo a construirmos uma entidade a cada dia mais forte e representativa.

Edições Anteriores
Matéria anteriorAssédio moral: uma ameaça a ser combatida
Matéria seguinteBÔNUS: A EXPERIÊNCIA DA RECEITA FEDERAL