Entreouvido em um corredor do Bacen no Rio:*
– E aí Paulo, vai a AND este ano?
– AND…
– Assembleia Nacional Deliberativa, é aquele encontro a cada dois anos que o Sinal promove com os filiados, saiu nos Apitos.
– Ah, sei… Motivo pra ficar fora do trabalho uma semana, é isso?
– Não é o que um colega que foi na última me disse. Os caras ficam o dia inteiro dentro de um hotel discutindo proposições para a ação do sindicato para os próximos dois anos.
– Sei… Mas tem o que fazer nos próximos anos? Já não assinamos acordo com reajuste para quatro anos? O que o sindicato tem a fazer ainda?
– Bem, eu entrei na área de filiado do Sinal pra ver o que está acontecendo. Lá tem um blog onde você já pode apresentar sugestões, críticas e propostas. O tema deste ano é Banco Central do Brasil: Órgão de Estado a Serviço da Sociedade. São quatro temas para discussão, com contribuições dos colegas já postadas.
– Quatro temas? Quais são?
– O primeiro é sobre autonomia profissional do servidor do BC, parece tratar da valorização das atividades do servidor, sua autonomia para tocar o trabalho sem cerceamento ou restrições. O segundo tem a ver em como o trabalho do Bacen pode colaborar no desenvolvimento nacional, atendendo às demandas locais da sociedade. Esse tem muito a ver com a discussão da regionalização das atividades do BC em todo o país, foco de outras ANDs.
– E sobre salário, nada?
– Bem, há aí um tema específico, é o quarto tema, Campanha negocial. Esse é o espaço para tratar não apenas das questões salariais, mas também da gestão do trabalho e de QVT, afinal, nem tudo é salário, não Paulo? Aliás, esses temas são muito interligados, não? Valorização profissional sem regionalização das atividades do BC não parece fazer sentido.
– E o terceiro tema?
– O quarto tema trata da ampliação da participação dos filiados na ação sindical. Esse tema é muito importante. Noto que estamos pouco participativos em relação à atuação sindical. É importante não apenas votar nas deliberações que o Sinal põe nas assembleias, mas também buscar interferir nesse processo, afinal, são os nossos interesses que estão em jogo.
– Pedrão, você me convenceu! Você vai se candidatar a delegado?
– Estou pensando seriamente nisso. Parece que o prazo de inscrição vai ser estendido.
– Você tem o meu voto!
E você colega, já visitou o blog da AND? Informe-se, participe.
* Texto ficcional, quaisquer semelhanças com nomes e situação real não passam de simples coincidência.