Edição 41 - 10/3/2023

Esclarecimentos sobre dois equívocos em relação ao posicionamento do SINAL


Nos últimos dias, afirmações completamente equivocadas sobre o posicionamento e a atuação do SINAL em dois temas de grande relevância para a categoria foram divulgadas no chat da Assembleia Geral Nacional (AGN) e em grupos de WhatsApp. O Sindicato vem a público para corrigir tais equívocos.

Primeiramente, foi dito erroneamente que o SINAL apoiava uma proposta de bônus que só seria concedido a servidores da ativa. Outro erro divulgado foi o de que o Sindicato defendeu recentemente propostas de mudança do PASBC diversas daquelas aprovadas na Assembleia Nacional Deliberativa (AND) 2022. Neste sentido, reafirmamos, com todas as letras, que:

– O SINAL não apoiou, não apoia e não vai apoiar nenhuma proposta de bônus exclusiva para servidores da ativa; e

– O SINAL não apoiou, não apoia e não vai apoiar nenhuma proposta de mudança no Programa de Saúde que não as já aprovadas na AND (relembramos abaixo as propostas aprovadas pela categoria).

Por fim, informamos que, se houver qualquer proposta do governo federal sobre os dois assuntos acima diferente do que foi aprovado na AND 2022, ela será imediatamente levada ao conhecimento da categoria para ser deliberada em assembleia.

Diretrizes aprovadas pela Assembleia Nacional Deliberativa acerca do PASBC:

– Lutar por melhorias na gestão e no atendimento do PASBC, bem como pela redução dos valores pagos pelos participantes.

– Que a contribuição do BC passe a ser de 2 reais para cada 1 real do servidor.

– Extensão dos projetos pilotos das clínicas de atenção primária à Saúde (APS), atualmente somente no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo, para todas as praças do BCB. Na mesma direção, propomos o fortalecimento nas ações de prevenção e de promoção da saúde dos beneficiários do PASBC por meio da criação de novas clínicas de atenção primária à Saúde e do aumento do incentivo institucional para as campanhas de promoção da saúde e de cuidados preventivos. Atendimento presencial mais frequente aos beneficiários do BC Saúde nas praças do BCB. Por fim, fazer o questionamento/esclarecimento sobre o significado do que seja “gestão financeira e contábil do BC Saúde a cargo do BC”, conforme mencionado no informe Interação do BCB de setembro/2022.

Edições Anteriores
Matéria anteriorHoje às 14h temos Assembleia Geral Nacional. Participe.
Matéria seguinteMesa negocial: servidores e governo têm reunião marcada para logo mais, às 14h30