Edição 013 - 23/03/2015

Esquentando os tamborins, assembleia do dia 20 de março

 

 

Na última segunda-feira, dia 20, o Sinal Rio deu início à mobilização dos servidores da nossa praça para a Campanha Negocial deste ano.
 
 O Presidente do Sinal-RJ, Sérgio Belsito, passou relatos da reunião da mesa seccional do dia 13 com o BCB e também da que ocorria naquele momento com o Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa.
 
 Os presentes foram informados sobre o andamento da PEC 147/2012 (BC no topo do Executivo), da PEC 555/2006 (extinção da cobrança previdenciária dos aposentados) e também sobre a atual situação da negociação dos 28,86%.
 
 Do encontro dos representantes do Fórum das Carreiras de Estado com o Ministro do Planejamento, passou-se o relato do discurso de sempre: necessidade de cortes das despesas do governo para se alcançar a meta de superávit primário. De positivo, ficou apenas o compromisso de análise da proposta do Fórum, com os eixos de negociação, em um calendário em que, no mês de abril, faz-se uma avaliação e, nos meses de maio, junho e julho, a discussão e negociação com as categorias. Desse modo, haveria tempo para que os valores acordados fossem incluídos na proposta orçamentária até agosto. Ou seja, haveria, ao menos, a promessa do Ministério do Planejamento de analisar e colocar em pauta uma proposta em tempo hábil.
 
 O mesmo não se pode dizer da Direção do BCB que, durante o encontro na mesa seccional, não se dispôs a envidar esforços pelo realinhamento das carreiras de Técnico e Analista (ao menos 50% da remuneração para o primeiro em relação ao segundo) e entre Analista e Procurador (equiparação total). Aparentemente, para a Direção do BCB, o custo estimado em 8% da folha de pagamentos é muito alto para se corrigirem as discrepâncias salariais atualmente existentes no Banco Central.
 
 Finalmente, a Assembleia aprovou os seguinte pontos: a) as contas do Sinal-RJ do exercício de 2014; b) cobrar do Presidente Tombini a agilização do acordo dos 28,86%; c) participar da mobilização dos técnicos; d) cobrar da Diretoria o realinhamento entre as carreiras; e e) agilizar o processo de alteração sobre as regras da licença capacitação.
 
 O primeiro passo foi dado e a caminhada aparenta ser difícil, mas apenas se todos andarmos juntos conseguiremos trazer melhores condições de trabalho e reconhecimento profissional para a nossa categoria.

 

Juntos somos fortes!

 

 

Edições Anteriores
Matéria anteriorMinistro afirma que a reposição constitucional da inflação prejudicaria o “ajuste fiscal”
Matéria seguinteEleições no Sinal-Rio – Homologação das candidaturas