Edição 169 – 13/9/2022

Está aberta a agenda de protestos; participe!


Hoje é dia de protesto! E você, servidor ativo, aposentado e pensionista, é convocado a participar das mobilizações pelo andamento das minutas de Medida Provisória tratando da reestruturação de carreira e da Retribuição por Produtividade Institucional (RPBC). Logo mais, às 14h, haverá Assembleia Geral Nacional para debatermos estratégias de luta, em face da falta de avanços acerca de nossa pauta.

Inscreva-se e acesse a AGN virtual pelo link abaixo:

https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZMlcuqhqjsuH90LP5U2J-ibsq6BvzGdRkv7

A mobilização nacional se estenderá também pela quarta-feira, 14 de setembro, quando o SINAL realizará, a partir das 14h, atividade virtual para tratar das ações judiciais em andamento. O evento será transmitido pela página do Sindicato no Youtube (youtube.com/apitotv). Os interessados poderão enviar dúvidas e comentários por meio do chat da transmissão.

Durante os dias nacionais de protesto, haverá, ainda, o envio em massa de e-mails para a Diretora de Administração do BC, Carolina Barros (pelo endereço secre.dirad@bcb.gov.br),  com o objetivo de solicitar reunião com a Casa Civil, para tratar das demandas da categoria. Confira no fim do texto sugestão de mensagem a ser encaminhada.

Recomendamos, também, como medida permanente da mobilização em curso, que os servidores trabalhem apenas o período correspondente à jornada normal; não trabalhem durante fins de semana e não ingressem voluntariamente em novos projetos (por exemplo, o Real Digital).

Campanha

Adicionalmente, durante esta semana, o SINAL veicula na TV e no rádio campanha que fala do protagonismo dos servidores do Banco Central do Brasil na concepção e na operacionalização do PIX, dando destaque à qualidade do quadro técnico da Autarquia e sua importância no desenvolvimento de produtos para a sociedade.

“O PIX é mais uma solução desenvolvida pelo trabalho incansável dos servidores do Banco Central, única e exclusivamente, para os brasileiros”, destaca trecho da peça.

Confira abaixo o vídeo na íntegra e compartilhe!


Sugestão de e-mail para a DIRAD

Assunto: Reunião com a Casa Civil e outros pleitos

Prezada Sra. Diretora de Administração,

Solicito, respeitosamente, com a urgência que o momento requer, que seja marcada reunião entre a Diretoria do Banco Central do Brasil, o SINAL, a ANBCB, o SinTBacen e o Ministério da Casa Civil, a fim de serem debatidos os dois projetos de Medida Provisória encaminhados por esta Autarquia e as demais demandas remuneratórias dos servidores da Casa.

Solicito, também, atendimento aos pleitos abaixo listados, já encaminhados por Ofício a essa Diretoria de Administração e até aqui sem respostas:

    a)  Agendamento de reunião entre a Diretoria do Banco Central do Brasil, o SINAL, a ANBCB, o SinTBacen e a Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência, a fim de avançarmos administrativamente na exclusão do BC do alcance do Decreto nº 10.620/2021;

   b)  Autorização para que os servidores que participaram da greve de 2022 possam compensar tais horas aos sábados (com amparo jurídico na Instrução Normativa nº 2/2018);

    c)  Autorização para que os funcionários celetistas reintegrados com problemas de saúde ou com idade avançada possam continuar em trabalho remoto;

    d)  Atuação junto ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal para ajudar na busca de melhorias no convênio relativo aos empréstimos consignados (especialmente na margem de 40%, na carência de 4 meses e na possibilidade de ampliação do número máximo de parcelas); e

    e)  Atuação junto à Receita Federal do Brasil, no sentido de evitar que os servidores do BC sejam prejudicados por conta da forma pela qual as informações sobre o PASBC foram prestadas pelo Banco (bem como no sentido de ajudar aqueles colegas que, infelizmente, pelo mesmo motivo, já caíram na “malha fina”).

Atenciosamente,

Edições Anteriores
Matéria anteriorDirad recusa diálogo sobre 28,86%
Matéria seguinteMobilização: dois dias de união e força pela nossa luta