
Edição 39 - 25/3/2025
Está aberta a consulta eletrônica sobre eleição direta para a Diretoria Nacional
Começou às 10h de hoje, e vai até as 18h do dia 31 de março, a consulta eletrônica sobre a possibilidade de eleição direta para a Diretoria Executiva Nacional (Direx) do Sindicato. Colega filiado, participe clicando aqui.
Para dar início à Assembleia Geral Nacional (AGN), o SINAL promoveu na manhã de hoje, 25 de março, evento virtual para apresentação de considerações sobre a consulta e esclarecimento de dúvidas. Não acompanhou ou quer rever? Clique aqui.
Como votar?
Para votar, será necessário informar matrícula e senha (a mesma utilizada na área de filiados). Aqueles que não possuem ou não lembram a chave de acesso, ao ingressarem na página, deverão informar sua matrícula, clicar em “Não tem ou esqueceu a senha?” e seguir as instruções para cadastro da nova senha.
Como é a eleição da Direx hoje?
Os filiados ao SINAL são organizados em Conselhos Regionais (CR), em cada uma das dez sedes do Banco Central do Brasil. A cada dois anos, os filiados de cada praça escolhem diretamente uma chapa de conselheiros para dirigir o respectivo SINAL Regional. Estas chapas definem os membros da Diretoria Executiva Regional, inclusive o presidente regional.
Os presidentes regionais formam o Conselho Nacional (CN), acrescido de mais um conselheiro para cada quinhentos filiados nas regionais maiores. O CN, por sua vez, é o responsável pela escolha dos membros da Diretoria Executiva Nacional do Sindicato, entre os conselheiros eleitos diretamente em cada regional, cujo presidente passa então a presidir o Conselho Nacional.
O CN, a qualquer tempo, pode modificar, no todo ou em parte, a Diretoria Executiva Nacional.
O objetivo da consulta em curso é saber se a eleição para a Diretoria Executiva Nacional do SINAL deve continuar sendo realizada pelo Conselho Nacional ou deve ser feita diretamente pelos filiados em votação nacional.