Edição 241 – 30/12/2022

Feliz 2023!


Dois mil e vinte e dois foi desafiador. Iniciamos o ano com uma crescente mobilização em torno da pauta de valorização da carreira. Movimento que culminaria, meses depois, em uma greve histórica. Foram mais de 70 dias de paralisação, dezenas de assembleias, atos virtuais e presenciais na porta do BC.

Chegamos a ter quase 2 mil colegas do Banco Central juntos, discutindo o futuro da carreira e formas de construir um enfrentamento ainda mais forte. Mesmo diante das dificuldades que se levantaram, não desistimos de lutar e avançamos. Os eventuais reveses são compreendidos como parte do processo. Todavia, a união sem precedentes da categoria nos deu mais força e confiança de que estamos no caminho certo.

Em meio a tudo isso, pudemos celebrar importantes conquistas, como a decisão judicial que impediu a transferência da gestão das aposentadorias e pensões do BC para o INSS, como pretendia o Decreto 10.620/2021. As tratativas administrativas, que constaram dos autos do processo, e um intenso trabalho jurídico culminaram nesta vitória, que, cremos, se tornará definitiva, afastando de vez a ameaça.

O ano também foi de novidades no âmbito sindical. Em novembro passado, por exemplo, realizamos a primeira Assembleia Nacional Deliberativa (AND) 100% virtual da história do SINAL. Conseguimos reduzir custos significativamente e dinamizar nossa principal instância decisória, construindo os rumos para a atuação sindical no próximo período com ampla participação do corpo funcional da Autarquia.

Que 2023 nos traga a esperança renovada e a certeza de que juntos podemos avançar ainda mais, rumo às conquistas que desejamos: a reestruturação completa da carreira – tanto a parte pecuniária quanto a parte não pecuniária – e a recomposição remuneratória,  dentre outras demandas. Disposição e trabalho, por certo, não faltarão. Agradecemos a confiança e contamos com você ao nosso lado, pela nossa carreira, pela nossa instituição.

Boas festas e um ano novo próspero!

Edições Anteriores
Matéria anteriorNota Conjunta – SINAL, ANBCB e SintBacen
Matéria seguinteNovo Ano