Edição 12 – 22/1/2021

Feliz Dia do Aposentado!


No próximo domingo, 24 de janeiro, é comemorado o Dia Nacional do Aposentado. A data, em que também é lembrado o Dia da Previdência Social, faz referência à publicação da Lei Eloy Chaves, em 24 de janeiro de 1923. O dispositivo, uma das mais importantes conquistas da história da classe trabalhadora, anterior à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), foi fruto de décadas de luta dos trabalhadores das estradas de ferro.

A instituição das Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAP) nas companhias ferroviárias do Brasil é considerada o embrião do nosso atual sistema previdenciário que, hoje, atende a cerca de 35 milhões de pessoas em todo o país. De lá para cá, a legislação em torno da aposentadoria passou por importantes transformações. Muitos direitos foram adquiridos, frutos de intensa luta. Todavia, em período mais recente, tanto os servidores públicos quanto os trabalhadores da iniciativa privada têm visto, inconformados, seu direito básico à aposentadoria em xeque, em especial nos últimos anos.

Ao passo em que parabeniza e manifesta gratidão àqueles que dedicaram suas vidas a construir um país mais justo e um Banco Central do Brasil forte e respeitado, nacional e internacionalmente, o Sinal reafirma o compromisso de empreender todos os esforços em defesa de seus direitos, de forma a garantir a dignidade de uma aposentadoria justa e merecida.

Feliz Dia do Aposentado!

Juntos, somos mais fortes.

Edições Anteriores
Matéria anteriorPEC Emergencial: cresce pressão pelo corte remuneratório
Matéria seguinteFonasefe dá início à jornada de lutas