Edição 190 – 29/10/2019

Feliz Dia do Servidor Público; feliz aniversário, Sinal! (*)


Hoje, 28 de outubro, é o Dia do Servidor Público e, não obstante a conjuntura política e a persistente campanha difamatória contra o homenageado, escudada em estigmas inaceitáveis, tudo alimentado injustamente, muitas vezes, pelas próprias instâncias de governo, temos, sim, muito o que comemorar.

Somos nós, os servidores púbicos, os guardiões permanentes das políticas públicas que procuram garantir o atendimento às demandas imprescindíveis da população, assegurando, assim, justiça social, principalmente às suas parcelas mais desfavorecidas. Somos nós que mantemos, todo o tempo, a estabilidade das instituições democráticas. Somos nós, enfim, que provemos segurança pública e jurídica, saúde e bem-estar, diariamente, aos cidadãos brasileiros.

Como observou o presidente do Sinal em entrevista recente ao portal O Dia, “o servidor está muito mais próximo das pessoas do que elas percebem. É quem atende à população nas suas necessidades. Não importa de qual carreira, somos nós que prestamos os serviços que o Estado tem a obrigação de oferecer à sociedade”.

Recrudescem, contudo, os ataques aos servidores públicos e, mais uma vez, é necessário fortalecer os elos. A luta que se desenha é pela sobrevivência das instituições públicas, pelo respeito aos direitos da classe e, mais do que isso, em defesa da continuidade do cumprimento dos deveres do Estado, inscritos em nossa Carta Magna.

Pertinazmente, a despeito de tudo, o serviço público se mantém de pé. E esta resiliência muito se dá em virtude de entidades sindicais fortes, como o Sinal, que completa 31 anos de vida e de luta nesta segunda-feira.

Fruto da convergência de décadas de movimentos reivindicatórios pré-constitucionais, o Sindicato nasceu na esteira dos ideais de representatividade que levaram à promulgação da Constituição Federal de 1988.

Ao longo dessas mais de três décadas, não foram poucas as investidas que exigiram do Sinal levantes em defesa do serviço público, do Banco Central do Brasil e de seu corpo funcional, sempre sob o respaldo dos milhares de filiados, país afora, que acreditam no Sindicato e o patrocinam, fazendo dele a sua voz, sendo sua grande força motriz.

Nosso aplauso, reconhecimento e agradecimento caloroso àqueles que, com seu esforço e dedicação, escreveram e seguem escrevendo a história de lutas e conquistas do Sinal.

Parabéns a todos os servidores públicos!

Juntos somos fortes!

(*) Reproduzimos o texto da edição de ontem do Apito Brasil, em razão de problemas técnicos que impediram a sua distribuição normal.

 

Edições Anteriores
Matéria anteriorFeliz Dia do Servidor Público; feliz aniversário, Sinal!
Matéria seguinteAutonomia para o BC e “carreirão” para seus servidores (1)