
Edição 31 - 13/3/2025
Filiado, participe da consulta eletrônica sobre eleição direta para a Diretoria Executiva Nacional
Conforme informado anteriormente, o SINAL realizará, de 25 a 31 de março, consulta eletrônica sobre a possibilidade de escolha da Diretoria Executiva Nacional do Sindicato por meio de eleição direta entre os filiados. Nos próximos dias, traremos mais informações sobre as formas de participação.
Comunicamos que, caso a eleição direta seja aprovada, a implementação não se dará no processo eleitoral em curso, haja vista a necessidade de providências adicionais posteriores por parte do Sindicato.
Como é o processo hoje?
Os filiados ao SINAL são organizados em Conselhos Regionais (CR), em cada uma das dez sedes do Banco Central do Brasil. A cada dois anos, os filiados de cada praça escolhem diretamente uma chapa de conselheiros para dirigir o respectivo SINAL Regional. Estas chapas definem os membros da Diretoria Executiva Regional, inclusive o presidente regional.
Os presidentes regionais formam o Conselho Nacional (CN), acrescido de mais um conselheiro para cada quinhentos filiados nas regionais maiores. O CN, por sua vez, é o responsável pela escolha dos membros da Diretoria Executiva Nacional do Sindicato, entre os conselheiros eleitos diretamente em cada regional, cujo presidente passa então a presidir o Conselho Nacional.
O CN, a qualquer tempo, pode modificar, no todo ou em parte, a Diretoria Executiva Nacional.
Qual será o teor da consulta?
O objetivo é saber se a eleição para a Diretoria Executiva Nacional do SINAL deve continuar sendo realizada pelo Conselho Nacional ou deve ser feita diretamente pelos filiados em votação nacional.
Fique atento e participe!