Edição 167 – 28/09/2018

Fonacate discute enfrentamento a medidas arbitrárias do governo contra o servidor


“É hora de buscarmos uma atuação mais incisiva não só em relação à IN, mas contra todo este cenário de ataques aos servidores” observou o presidente do Sinal, Jordan Pereira, em reunião extraordinária das entidades que compõem o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), na tarde desta quinta-feira, 27 de setembro, em Brasília. O diretor de Relações Externas do Sindicato, Epitácio Ribeiro, também esteve presente.

A Instrução Normativa (IN) nº 2, que estabelece diretrizes para a gestão da jornada de trabalho da categoria, esteve no centro das discussões no encontro das lideranças das carreiras. Os presentes reiteraram a importância em manter os diálogos com o Executivo, com vistas ao aprimoramento do dispositivo, mas se mostraram dispostos ao enfrentamento, caso não haja avanços, conforme foi pontuado durante interlocução no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) na última semana. Relembre aqui.

O Decreto nº 9.507/2018, que abre espaço para a terceirização de atividades na Administração Pública, também foi alvo de duras críticas na reunião desta quinta-feira. “O governo está aproveitando esse período eleitoral para implementar uma reforma administrativa que sequer foi discutida com o Congresso Nacional e que traz dispositivos que agridem a Constituição Federal”, afirmou Rudinei Marques, presidente do Fonacate.

A escalada de arbitrariedades contra o funcionalismo pautou as edições 163 e 165 do Apito Brasil. Leia aqui e aqui.

O Fórum divulgará nota nos próximos dias, alertando à classe sobre os riscos das mais recentes medidas. As afiliadas, ainda, intensificarão os debates nas próximas semanas, em busca das melhores estratégias na luta em defesa do servidor.

Acompanhe novas informações no Apito Brasil e fique atento.

Edições Anteriores
Matéria anterior28ª AND: Fórum de discussão aberto até 15 de outubro
Matéria seguinteHoje é dia de SINAL Itinerante