
Edição 98- 10/9/2025
Fonacate discute os próximos passos frente à reforma administrativa
Os próximos passos frente à reforma administrativa foram temas da assembleia do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) na tarde desta terça-feira, 9 de setembro. O presidente do SINAL, Epitácio Ribeiro, e outras lideranças discutiram os possíveis impactos dos dispositivos que serão apresentados pelo Grupo de Trabalho (GT) da Câmara dos Deputados e as estratégias de atuação no curto prazo.
Preocupa as afiliadas ao Fórum a possibilidade de retrocessos em conquistas como o trabalho remoto e em diversos direitos, mesmo diante das reiteradas afirmações por parte do coordenador do GT, deputado Pedro Paulo (PSD/RJ), de que não irá penalizar o funcionalismo. Os dirigentes condenaram o fato de os servidores não terem participado de maneira ativa da etapa de gestação do projeto, reiterando as críticas feitas durante reunião da Comissão Geral da Câmara na última semana (relembre aqui).
Vale ressaltar que, até o momento, as entidades representativas não tiveram acesso a qualquer anteprojeto produzido pelo Grupo de Trabalho, e os possíveis pontos da reforma são conhecidos apenas com base em pronunciamentos públicos e entrevistas do coordenador do GT. Nesse cenário, as entidades que integram o Fonacate decidiram encaminhar ofício ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos/PB), solicitando acesso ao teor da proposta, de modo a avançar na análise dos termos e na eventual construção de alternativas.