Edição 148 – 1/9/2020

Fonacate elogia coluna da Folha, mas destaca necessidade de avanços no debate público acerca do funcionalismo


Em carta divulgada nesta segunda-feira, 31 de agosto, o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) parabeniza a ombudsman da Folha de São Paulo, Flavia Lima, pela coluna “A ‘Geni’ da cobertura jornalística – Judiciário, MP e carreiras federais concentram supersalários no serviço público”, publicada no domingo, 30 (leia aqui).

O Fórum destaca o reconhecimento da articulista de que a discussão acerca do funcionalismo na imprensa, de modo geral, “deixa a desejar”. Todavia, observa a necessidade de avanços ainda mais expressivos neste sentido, com o respaldo de informações precisas, provenientes de fontes confiáveis e livres de generalizações. Um exemplo recente da pobreza do debate público foi a grande e indevida repercussão dada a levantamento do Instituto Millenium, que apresenta dados distorcidos sobre os gastos da União com pessoal, deixando claro o objetivo de alavancar uma reforma administrativa baseada em antigas falácias.

No documento, o Fonacate também confronta alguns dos famigerados mitos acerca da Administração Pública, ao apontar que a máquina não é inchada e ineficiente e que os gastos com pessoal em relação ao PIB caíram nas últimas décadas.

“Apesar da quantidade e da qualidade dos dados com os quais trabalhamos, as publicações sobre o tema, regra geral, partem de estigmas e generalizações”, observa o Fonacate, ao se colocar à disposição para a continuidade dos diálogos.

Leia aqui a carta na íntegra.

Edições Anteriores
Matéria anteriorWebinar: Repercussão e agradecimentos
Matéria seguinteA reforma administrativa, seus riscos e os equívocos de suas premissas