Edição 200 – 03/11/2017

Fonacate encaminha ações de enfrentamento à MP805/2017


Em assembleia extraordinária na última quarta-feira, 1 º de novembro, entidades sindicais que compõem o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) avaliaram e discutiram estratégias de enfretamento à Medida Provisória (MP) 805/2017. A matéria, editada pelo governo federal na última segunda-feira, 30 de outubro, adia reajustes previstos em lei e eleva a CPSS de 11% para 14%. Veja aqui as considerações do Sinal em relação à MP.

Jordan Alisson, presidente nacional, e Daro Piffer, diretor de Estudos Técnicos, representaram o Sindicato no encontro.

fonacate

“Mais do que nunca, é importante o Fonacate utilizar seu peso político para reforçar e patrocinar ações de combate à medida em diferentes campos”, observou Jordan.

O grande levante contra a MP se concentrará em três frentes: no Parlamento, no Judiciário e nas ruas. As entidades devem buscar lideranças no Congresso Nacional, em articulação conjunta, no intuito de derrubar a proposta, em especial mediante emendas ao texto, que em breve tramitará no Legislativo.

O ingresso de ações judiciais também esteve em debate e irá compor a agenda de trabalho, sejam de maneira individual, sejam endossadas pelo pleno das carreiras do Fórum.

Na pauta de enfrentamento, ainda, atos públicos em todo o país e a intensificação das intervenções nas diversas mídias, com o objetivo de sensibilizar diferentes setores da sociedade sobre os riscos inerentes à escalada de ataques desferidos contra o serviço público.

Várias representações do Fonacate já conclamaram assembleias em suas bases para deliberação e definição de um calendário unificado. O Sinal convoca os servidores do Banco Central do Brasil ao diálogo, em Assembleia Geral Nacional (AGN), na próxima segunda-feira, 6 de novembro, conforme edital publicado nesta edição do Apito Brasil.

Fique atento! A reversão do atual cenário depende da mobilização de todos nós.

Edições Anteriores
Matéria anteriorCaminho de volta ao fundo do poço
Matéria seguinteMobilização nacional e reunião com Dirad movimentam a agenda dos servidores do BCB