Edição 91 – 5/6/2020

Fonacate lança manifesto em defesa da democracia, da vida e do desenvolvimento social


Em nota pública divulgada na última quarta-feira, 3 de junho, o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) conclama a unidade da população e autoridades neste momento crítico em decorrência da pandemia da Covid-19.

O documento, intitulado Manifesto em Defesa da Democracia, da Vida e do Desenvolvimento Social, traz reflexões sobre impactos da crise na sociedade, enumera sugestões para mitigação de seus efeitos e destaca a necessidade de “uma caminhada civilizatória da nação, à luz dos princípios fundamentais insculpidos na Constituição da República Federativa do Brasil”.

As entidades signatárias, ainda, criticam a política de desmonte do Estado e alertam para o agravamento de seus reflexos negativos na classe trabalhadora. “Se antes da disseminação local da pandemia do Covid-19 a agenda de minimização do Estado e de subtração de direitos trabalhistas e sociais havia levado à pior recuperação econômica já registrada, ao desmonte das políticas públicas, à precarização do mercado de trabalho e, em última análise, ao aumento da pobreza e da desigualdade social, esse quadro se agravou durante a pandemia”, afirma trecho da nota.

Entre as alternativas para a superação da crise e suas repercussões, o Manifesto aponta “a ampliação imediata do gasto público na proporção das necessidades da população e das empresas” e a “revisão, no pós-calamidade, das regras fiscais brasileiras, a começar pela reforma do teto de gastos”.

Confira aqui o documento.

Edições Anteriores
Matéria anteriorSinalBH informa 015/2020 – É hoje, às 16 horas! LIVE
Matéria seguinteSinal solicita ingresso como amicus curiae em ação do MPF e do MPT pelo trabalho remoto