Edição 83 – 19/5/2021

Fonacate rebate reportagem do Estadão


O Sinal e as demais entidades do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) divulgaram nota pública nesta terça-feira, 18 de maio, repudiando matéria de O Estado de São Paulo intitulada “Brasil é o sétimo país do mundo que mais gasta com salários de servidores públicos”.

Na nota, o Fonacate expõe as inconsistências do comparativo internacional e confronta falácias da publicação. “Não está correto, ainda, afirmar que `um histórico de aumentos acima da inflação nos salários também contribui para o quadro’, haja vista que 80% dos servidores da União estão com remuneração nominalmente congelada desde 2017, e os demais não têm reposição inflacionária desde 2019”, esclarece o Fórum.

Em outro trecho do documento, as entidades signatárias identificam um fato recorrente quando da discussão no Parlamento de projetos que afetam diretamente o serviço público: “Por certo, não é coincidência que a matéria tenha sido publicada às vésperas da votação de admissibilidade, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda Constitucional – PEC 32/2020”.

Leia aqui a nota pública na íntegra.

Edições Anteriores
Matéria anteriorReforma Administrativa para todos
Matéria seguinteServidores intensificam luta contra a PEC 32/2020; mobilize-se!