Edição 142 – 22/08/2018

Fonacate: seminário sobre serviço público e eleições para a Funpresp na pauta


Em assembleia geral nesta terça-feira, 21 de agosto, entidades que integram o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) se debruçaram sobre os preparativos do seminário “O Serviço Público que queremos”, fruto de uma parceria com o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e que discutirá a conjuntura de reformas no Estado e seus impactos sobre a categoria e, consequentemente, à sociedade.

Jordan Pereira, presidente, e Epitácio Ribeiro, diretor de Relações Externas, participaram da assembleia.

O seminário, que será realizado na próxima semana, é voltado a lideranças do funcionalismo, com vistas ao aperfeiçoamento da interlocução junto aos Poderes e das frentes de mobilização em defesa de serviços de qualidade. Representantes da Diretoria Executiva Nacional do Sindicato acompanharão o cronograma de atividades, que ocorrerá em Brasília.

Eleições Funpresp

Também na pauta do Fonacate, o processo eleitoral para a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp), que ocorrerá de 4 a 9 de fevereiro de 2019. “Serão escolhidos dois membros do Conselho Deliberativo, um do Conselho Fiscal, um do Comitê de Assessoramento Técnico ExecPrev e um membro do Comitê de Assessoramento Técnico LegisPrev, além dos respectivos suplentes”, informa a entidade.

As afiliadas ao Fórum já se articulam na composição de chapas para as eleições, como ocorreu nos últimos pleitos. A intenção é garantir a presença de representantes das carreiras de Estado nos quadros da Funpresp, de modo a manter a vigilância sobre a rotina decisória da Fundação e assegurar a solidez do patrimônio dos beneficiários. O Fonacate dialoga, também, com lideranças de outras áreas do serviço público para a definição dos quadros que irão concorrer.

Outros assuntos

Ainda na agenda de trabalho do Fórum, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 56/2014, que assegura proventos integrais à aposentadoria por invalidez. As afiliadas centrarão esforços na interlocução com lideranças do Senado Federal, onde a matéria encontra-se pronta para deliberação pelo plenário.

Em relação às eleições de outubro, o Fonacate encaminhará a Carta de Princípios para que candidatos aos cargos eletivos se prontifiquem a endossar o rol de compromissos com o fortalecimento do Estado Democrático de Direito, a valorização dos servidores e a qualificação dos serviços públicos.

Edições Anteriores
Matéria anteriorVencedores da promoção Catarinafest
Matéria seguinte28ª AND: Presidente Jordan Pereira convoca filiados