Edição 4 – 9/1/2020

Fonasefe inicia construção da campanha unificada de 2020


Lideranças de sindicatos e associações que integram o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) realizaram, na terça-feira, 7 de janeiro, a primeira reunião do ano. O encontro, que contou com a presença do presidente, Paulo Lino, e da diretora de Ações Estratégicas do Sinal, Andreia Medeiros, teve como objetivo avaliar as mobilizações de 2019, a conjuntura política e iniciar a construção da campanha unificada de 2020.

“Teremos, sem dúvidas, mais um ano repleto de lutas bastante duras. Vai ser preciso intensificar a resistência, caso contrário, seremos engolidos”, observou Lino, haja vista o retrospecto recente e as ameaças à vista, como o pacote de medidas econômicas do governo, entregue ao Congresso em novembro passado, e a reforma administrativa, que deve ser apresentada em breve.

Os discursos convergiram ao entendimento de que uma boa comunicação com a sociedade – ferramenta bastante utilizada pelo governo, de forma deplorável, para disseminar falácias em relação ao funcionalismo – será fundamental, no sentido de alertar para os riscos resultantes da escalada de ajustes e precarização dos serviços públicos. Outro desafio será vencer a desmotivação de diversas carreiras a um enfrentamento mais firme do que aquele empreendido no último ano.

As entidades, ainda, iniciaram a discussão acerca do calendário de ações para os primeiros meses, que terá reunião ampliada em fevereiro. Na oportunidade serão definidos os eixos da pauta unificada, entre eles os índices de recomposição salarial, que serão norteados pelos estudos técnicos do Sinal.

Na próxima terça-feira, 14, é a vez do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) retomar os trabalhos.

Edições Anteriores
Matéria anterior
Matéria seguinteJurídico: vitórias importantes de 2019 e demandas pendentes em 2020