Edição 131 – 27/7/2017

Fonasefe promove agenda em defesa do serviço público


Nesta quarta-feira, 26 de julho, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) deu andamento à agenda de atividades na defesa da categoria. Representantes do Fórum protocolaram junto ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) ofício em que exigem a abertura das negociações relativas à pauta unificada de 2017, entregue ainda em fevereiro.

Além de reforçar a necessidade de diálogo, no documento, endereçado ao ministro Dyogo Oliveira, as entidades observam que a contínua omissão do governo frente às demandas configura o descumprimento da Convenção 151 e da Recomendação 159 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Ambos dispositivos foram promulgados pelo Decreto 7944/2013.

Fomentando o debate sobre a valorização da categoria e projetando novas frentes de mobilização, o Fonasefe encaminha os últimos ajustes para a reunião ampliada dos servidores federais, que ocorrerá de 4 a 6 de agosto, em Brasília. Na última terça-feira, 25 de julho, em reunião das carreiras, foi definido o cronograma de discussões, que contará com análise da atual conjuntura, suas implicações sobre o setor e direcionará a continuidade da luta.

Na ocasião, o presidente do Sinal, Jordan Alisson, denunciou a situação de esvaziamento que acomete o Banco Central do Brasil, fruto, entre outras medidas, do corte orçamentário promovido pela administração da Casa, em observância a ordens do Planalto. Jordan destacou, ainda, o caso da regional de Belém, onde os efeitos das restrições financeiras são acentuados devido ao quadro já diminuto.

Diretores de todas as regionais integrarão a delegação do Sinal na reunião ampliada. No próximo dia 4, anteriormente ao evento, o Conselho Nacional do Sindicato se reunirá na capital federal para apontar os eixos da representação dos servidores do BCB em meio ao conjunto do funcionalismo.

Edições Anteriores
Matéria anteriorPASBC: Aprimorar a gestão antes da análise econômica
Matéria seguinteGoverno ameaça descumprir a lei e adiar os reajustes acordados para janeiro de 2018