Edição 106 - 28/7/2015

Fórum aprecia estudos técnicos e avalia reuniões setoriais


O Fórum dos Servidores Públicos Federais se reuniu na tarde desta segunda-feira, 27 de julho, na sede do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait) para avaliar as mesas seccionais já em curso e o estudo de um novo índice de reajuste a ser levado à mesa negocial com o MPOG. Daro Piffer, presidente nacional, e Iso Sendacz, diretor de Comunicação, representaram o Sinal no encontro.

É comum a avaliação de que o governo tenta usar as mesas setoriais, em curso desde a semana passada, como instrumento para quebrar a unidade dos servidores em torno da pauta geral. Quem já esteve sentado reforçou que a solução das pautas específicas em discussão não pode ser vinculada à aceitação do arrocho proposto na mesa geral.

Em resposta à tentativa de sepultamento das perdas inflacionárias dos últimos anos, as categorias já em greve renovaram sua disposição de luta e outras anunciam movimentos paredistas para esta e a próxima semana. As representações das carreiras também informaram estar em assembleia permanente, com mais setores dispostos a entregar os cargos de chefia em apoio ao movimento geral.

Nova marcha a Brasília está convocada para 6 de agosto.

Enquanto isso, as entidades apreciam os estudos encomendados à comissão do Fórum, integrada pelo Sinal, que estimou a inflação já observada em 19,7%, de julho de 2010 até junho do presente ano, já descontados 15,8% concedidos de 2013 a 2015. Ao mesmo tempo, estudo do Dieese mostra o quão longe estão os benefícios de alimentação e pré-escolar dos praticados pelos demais poderes da República.

Enquanto isso

Servidores do Judiciário ajuízam ADPF contra o governo no STF. Leia aqui.

Edições Anteriores
Matéria anteriorNota pública do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais acerca do processo de negociação – campanha salarial
Matéria seguinteA “descontinuidade” do governo dos trabalhadores