Fóruns de servidores encaminham luta contra a reforma da Previdência


Das diferentes instâncias de debate entre servidores públicos federais, estaduais e municipais vem o chamamento à luta contra a retirada de direitos proposta pela PEC287/2016, que versa sobre uma nova reforma no setor previdenciário. Durante a semana, o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e o Fórum dos SPF encaminharam estratégias para a mobilização, que se faz a cada dia mais necessária e urgente.

Comissões ao trabalho  

Em assembleia na última terça-feira, 17 de janeiro, entidades que compõem o Fonacate definiram a sistemática de trabalhos das comissões que atuarão nas diversas frentes de embate contra o pacote de ajustes.

Sem título

Os grupos de articulação técnica, parlamentar, de comunicação e mobilização se dedicam à elaboração de emendas a serem propostas à matéria, à implementação de diretrizes para a abordagem aos deputados, em campanhas de esclarecimento popular amplo e na integração dos trabalhos em todo o país.

O objetivo é estabelecer uma agenda de atividades antes do início da Sessão Legislativa de 2017, marcado para o próximo dia 1º de fevereiro.

União nacional

Durante reunião do Fórum dos SPF nesta quarta-feira, 18 de janeiro, representantes de carreiras do serviço público ressaltaram a importância da luta unificada. Em intervenção à plenária, o diretor de Relações Externas do Sinal, Paulo Lino, observou que o êxito no pleito somente será obtido mediante a instalação de um movimento de abrangência nacional, congregando centrais, sindicatos e associações do setor público e da iniciativa privada.

Sem título2

As entidades indicaram o fortalecimento dos fóruns estaduais – para alcance de parlamentares em suas bases -, promoção de ações de mídia contra a PEC287/2016 e agendaram reunião ampliada para o próximo dia 9 de fevereiro.

Pauta Unificada

Na Câmara dos Deputados, onde a tramitação da proposta de reforma terá início, ergue-se uma frente ampla, provisoriamente chamada de União contra a Reforma da Previdência, congregando entidades sindicais representativas dos servidores públicos e dos demais trabalhadores da iniciativa privada, ativos, aposentados e pensionistas.

Nas duas primeiras reuniões buscou-se integrar a ação dessa frente às dos fóruns de servidores públicos, em um estágio preparatório mais avançado, de forma que as atividades não sejam concorrentes e sim convergentes.

Nova reunião de trabalho está marcada para hoje, 19/1, quando será delineado o perfil que a frente adotará em sua campanha e, principalmente, como congregar os esforços de todos que reagem a essa Reforma da Previdência, que atinge a todos, indiscriminadamente.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorAssembleia ratifica criação da Fenafirc
Matéria seguinteRelatório de Execução Financeira – Novembro 2016