Edição 21 – 5/2/2020

Frente do Serviço Público avalia desafios e define detalhes de atividade da próxima semana


Atenta ao início de mais um ano legislativo, a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público já discute as ações de enfrentamento aos ataques ao serviço público em pauta nas duas Casas. Em reunião nesta terça-feira, 4 de fevereiro, que contou com a presença do presidente, Paulo Lino, e do diretor de Relações Externas do Sinal, Francisco Tancredi, parlamentares, sindicatos e associações que integram o movimento fizeram uma avaliação dos principais desafios para 2020.

Concentra-se a Frente no plano de medidas econômicas do governo, intitulado Mais Brasil, em especial nas Propostas de Emenda à Constituição (PEC) 186 e 188, na reforma administrativa, e na PEC 438/2018. Dentre os estragos decorrentes das matérias, destacam-se: a possibilidade de redução compulsória da jornada de trabalho, em até 25%, com proporcional corte nas remunerações; a proibição a novos concursos e progressões funcionais; redução das remunerações de entrada e unificação de carreiras.

Ainda no encontro, foram definidos detalhes da primeira grande atividade do ano no Parlamento. Na próxima quarta-feira, 12 de fevereiro, o auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, será palco de ato político promovido em parceria com centrais sindicais. Conselheiros das diversas regionais do Sinal participarão do evento. A mobilização faz parte também do calendário unificado do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), que se reúne na tarde de hoje, 5, em Brasília, para tratar da pauta reivindicatória da classe.

Edições Anteriores
Matéria anteriorFonacate define linhas de atuação no Parlamento
Matéria seguinteFonasefe: pauta reivindicatória será apresentada ao governo na próxima semana