Edição 228 – 14/12/2017

Governo faz último esforço pela aprovação da reforma da Previdência ainda em 2017; mobilização do funcionalismo será mantida


previdencia_essa_reforma_nao_e_solucao

Com a proximidade do fim da Sessão Legislativa de 2017, o governo se vê em situação desconfortável. Enquanto por um lado tenta dar sinal positivo ao mercado – ávido pela aprovação da reforma previdenciária -, por outro contabiliza os votos necessários para que o texto da PEC287/2016 seja apreciado e ratificado pelo Plenário da Câmara dos Deputados ainda na próxima semana. Num último esforço, o Executivo lança mão de tática recorrente e nada republicana: a liberação de grandes quantias, por meio de emendas parlamentares, e a distribuição de cargos de segundo e terceiro escalões, com o objetivo de “obter” apoio à proposta.

Notícias recentes dão conta da possibilidade de a matéria ser discutida apenas no início do próximo ano, conforme admitem interlocutores da base aliada no Congresso. No entanto, todo cuidado é pouco e o cronograma de enfrentamento segue. O relator da matéria, deputado Arthur Maia (PPS/BA) deve ler seu parecer hoje, 14 de dezembro, no Plenário da Casa, o que, em tese, dá início à discussão do assunto para votação.

Representações de servidores públicos mantêm vigília nos corredores do Parlamento, com a intenção de sensibilizar congressistas sobre o caráter nocivo da reforma em pauta. Também demonstram que aqueles que votarem favoravelmente à retirada de direitos sociais serão lembrados pelo povo durante a corrida eleitoral em 2018. Nesta quarta-feira, 13, lideranças do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), integrado pelo Sinal, promoveram mais uma ação de abordagem aos parlamentares no Salão Verde da Câmara. Também, se reuniram com o deputado Rogério Rosso (PSD/DF).

228-4

Hoje, o diálogo com os congressistas foi retomado. O presidente, Jordan Alisson, o diretor de Relações Externas, Epitácio Ribeiro, e o diretor de Estudos Técnicos do Sinal, Daro Piffer, participaram da atividade durante a manhã, que contou, ainda, com um enterro simbólico da reforma da Previdência.

228-1

Para o fim desta semana e o início da próxima, a agenda de luta contra a PEC287/2016 terá manifestações nas bases estaduais dos parlamentares, atividades nos aeroportos em todo o Brasil e a manutenção do corpo a corpo no Congresso. O Fonasefe indica forte mobilização entre os dias 18 e 20, que serão decisivos para os intentos do governo.

O Sinal conclama as atenções dos servidores do Banco Central do Brasil. Mantenha-se alerta e atenda ao chamado de sua regional.

Você pode fortalecer este movimento também por meio do Alô, Parlamentar, cobrando dos deputados a derrubada da reforma previdenciária proposta. Para aqueles que possuem o Microsoft Outlook, basta clicar na sigla da unidade federativa desejada e, automaticamente, será aberta a correspondência com todos os campos já preenchidos, necessitando apenas do comando de envio. Para aqueles que não possuem o Outlook, clique aqui para copiar os endereços, bem como a mensagem.

Edições Anteriores
Matéria anteriorPor Sinal 55 destaca a má gestão na Previdência Social
Matéria seguinte