Edição 1 - 3/1/2023

Governo indica abertura para diálogo; SINAL e outras entidades já se mobilizam


Em seu primeiro pronunciamento, nesta segunda-feira, 2 de janeiro, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, manifestou a intenção de abrir canais de diálogo com os servidores públicos federais para tratar de temas como remuneração, reestruturação de carreira e concurso. Ainda, afirmou que pretende trabalhar em um projeto de reforma administrativa, afastando a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020.

Neste sentido, o SINAL, em parceria com as demais representações do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), seguirá atuando junto às instâncias do governo em prol das demandas dos servidores do Banco Central e do conjunto da classe e cobrando interlocução e presença nos principais debates relacionados ao setor público.

E a mobilização em 2023 já começou. Nesta segunda-feira, o presidente do Sindicato, Fábio Faiad, ao lado de outras lideranças do Fonasefe, esteve na sede do Ministério da Fazenda, protocolando a pauta reivindicatória unificada dos servidores federais, bem como solicitação de audiência com o comando da pasta. A recomposição linear para ativos, aposentados e pensionistas, o reajuste das demais verbas e a reestruturação de carreira serão temas levados à mesa com o governo.

Apesar das sinalizações positivas neste início de ano, ainda há um longo trabalho em frente para angariarmos os avanços demandados. Precisamos seguir atentos e mobilizados. Mais informações nas próximas edições do Apito Brasil.

Edições Anteriores
Matéria anteriorSINAL reitera repúdio à omissão da Diretoria do BC
Matéria seguinteFonacate repudia atos antidemocráticos e terroristas