Impasse continua
Iniciamos mais uma semana na expectativa de que o governo nos apresente uma proposta de reajuste salarial. O último prazo dado por ele, dia 18, se aproxima e nada aconteceu até agora.
Segundo apuramos, são muitas as indefinições. Agora, o Ministério do Planejamento diz estar no aguardo da aprovação, amanhã dia 15, do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária para, posteriormente, conversar com a presidente Dilma sobre o assunto.
Nota-se que teremos pouquíssimo tempo para operacionalizar um acordo. Aprovar o projeto de Lei de Diretrizes; conversar com a presidente; chamar as entidades ao MPOG; as categorias decidirem e o governo enviar até o dia 18 o projeto do reajuste dessas carreiras ao Congresso.
Outras indefinições: o Governo mostra-se arrependido de ter prometido bônus para os Delegados do DPF e os servidores da SRF, bem como a sua extensão para as demais Carreiras de Estado. Há questionamentos jurídicos, principalmente pela agressão aos princípios do “subsídio”, como forma de pagamento e, também, teria um custo insuportável nesse momento de 4,2 bilhões/ano, só para servidores ativos.
O que fazer então, pergunta Sergio Mendonça? O que oferecer então aos servidores que ainda não foram chamados?
A única certeza que o governo tem é que os índices já oferecidos não mudarão, restando apenas decidir se em 2 ou 4 anos.
Fiquemos alertas!
Participe!