Prezados colegas,
Após longo período, durante o qual o Sinal mobilizou a maior parte dos seus recursos humanos e materiais na luta pela nossa pauta negocial, retomamos aqui nosso diálogo mais institucional, digamos assim, quanto ao tema QVT. E isso porque, embora tivéssemos continuado a manter, nesse período, conversas e contatos mais diretamente, procurando identificar e atender às diversas demandas da área de QVT, é sempre importante um posicionamento mais amplo e geral, de nossa parte, para toda a Comunidade BCB.
Como novidade, temos a mudança na denominação do nosso informativo, o Apito Brasil: Isso é QVT! A partir desta edição adotamos simplesmente o Isto é QVT! A alteração singela do nome não implica, naturalmente, mudança de abordagem quanto aos assuntos que afetam a QVT de todos nós.
O primeiro texto deste Apito retoma a discussão dos últimos comunicados Isto é QVT! Buscamos agora dialogar com os informativos Apito Brasil 191 e Apito Brasil 192, que abordaram a recente divulgação, por parte do Banco Central do Brasil, da possibilidade de redução da jornada de trabalho, com redução salarial, para os servidores.
O segundo texto procura fazer um balanço do que foi a atuação em QVT por parte do Sinal, o que não se pôde realizar e o que ainda precisa ser feito.
Contamos, novamente, com o retorno do colega e lembramos que, para tal, é necessário apenas clicar a mensagem em negrito ao final de cada texto, inclusive este, e deixar sua sugestão, crítica ou outro recado que considere relevante para a QVT no BCB.
Boa leitura!
Diretoria de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) do Sinal.
Isto é QVT! O sindicato no seu dia a dia
|
|
Sob o ponto de vista de QVT, entendemos que o principal motivo de insatisfação do servidor está na alienação da elaboração da atividade de trabalho em relação a sua execução. Essa separação entre planejamento e execução, institucionalizado no BCB em diversas áreas, além de produzir mal estar ao servidor, que não se sente parte da elaboração do seu processo de trabalho, traz perda de produtividade, uma vez que não permite a plena utilização dos recursos humanos de que a instituição dispõe.
|
|
Inicialmente, destacamos a importância do trabalho coletivo dos que entendem a necessidade de conjugar esforços para melhorar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) no Banco Central do Brasil (BCB). Assim, ressaltamos esse grande apoio que a Diretoria de QVT tem recebido dos colegas da instituição. As informações e dados recebidos têm se mostrado fundamentais para melhor entendermos as demandas dos participantes da Comunidade BCB na nossa área de atuação. Os retornos aos nossos comunicados, com críticas e sugestões recebidos ao longo deste ano, também se somam a essa atuação coletiva.
|
|