Edição 11.08.2020

LIQUIDEZ BANCÁRIA: PARA QUEM?

O mundo sofreu tsunamis nos últimos anos: a crise financeira de 2008 e a crise da pandemia do coronavírus em 2020.

A primeira começou pelo lado financeiro para depois atingir o lado produtivo da economia; já a segunda atingiu em cheio o setor produtivo para então impactar o setor financeiro.

A economia brasileira foi diretamente atingida por essas crises. Em ambas foi necessário que medidas extraordinárias fossem adotadas, como a adoção de políticas não-convencionais pelo Banco Central.

No caso do mercado de crédito, houve um consenso quanto à necessidade de oferecimento de linhas para manter o capital de giro das empresas e promover um relaxamento da rolagem das suas obrigações financeiras.

Nesse sentido, ainda no primeiro trimestre deste ano, o Banco Central do Brasil, mediante apresentação de um rol de medidas como, por exemplo, a redução das alíquotas de compulsório sobre depósitos a prazo, de 31% para 25%, posteriormente para 17%, anunciou a disponibilização de R$ 1,216 trilhão para os bancos brasileiros, com o objetivo de assegurar o bom funcionamento e a estabilidade do Sistema Financeiro Nacional.

Na entrevista coletiva virtual com jornalistas, o diretor de Política Monetária do BC, Bruno Serra, declarou que o objetivo das medidas era de prover liquidez ao mercado financeiro, e que “vai haver liquidez para todo sistema”.

O próprio governo passou a demonstrar preocupação com a retenção dos recursos nos bancos e, em videoconferência com o setor de varejo, em 4 de abril, o ministro da Economia, Paulo Guedes, admitiu que os recursos estavam “empoçados no sistema financeiro” e que o governo estaria trabalhando para que o dinheiro chegasse diretamente a quem precisava: famílias e empresas.

É consenso que, para a superação da crise por que passamos é fundamental o equacionamento tanto das questões de saúde como das econômicas.

Com o intuito de debatermos esses assuntos para além da necessária manutenção da higidez do sistema financeiro, incorporando também a perspectiva da luta pela sobrevivência da população e das empresas, o SINAL/RS promove Seminário Virtual nesta quarta-feira, às 16h. Com a participação, dentre os convidados, de economistas, advogados, juízes e procuradores.

Participe! Assista, dê sugestões, faça perguntas! O Sinal é de todos nós, servidores do Bacen.

FIQUE EM CASA!

 

Porto Alegre – RS, 08 de agosto de 2020.

Diretoria Executiva

Seção Regional de Porto Alegre

Edições Anteriores
Matéria anteriorE você, o que pensa sobre o teletrabalho?
Matéria seguinteCom reforma administrativa às portas, estudo suscita falácias e reforça antigos estigmas