Edição 12.08.2020

LIQUIDEZ PARA QUEM?

Logo depois de a pandemia do coronavírus atingir nosso país, o Banco Central do Brasil adotou medidas tais como a redução de depósitos compulsórios, que resultaram na disponibilização de R$ 1,216 trilhão para os bancos brasileiros, a fim de assegurar a estabilidade e o bom funcionamento do Sistema Financeiro Nacional.

Poucos dias depois do anúncio dessas medidas constatou-se, todavia, que a quase totalidade dos recursos ficou retida nos bancos, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, em videoconferência realizada em 4 de abril com o setor de varejo, admitiu que os recursos estavam “empoçados no sistema financeiro” e informou que o Governo estaria trabalhando para que dinheiro chegasse diretamente a quem precisava: famílias e empresas.

Com o intuito de debatermos esse tema de grande relevância, incorporando à necessária manutenção da higidez do sistema financeiro as perspectivas e necessidades das empresas e da população, o SINAL/RS promove Seminário Virtual com participantes da área do direito e da economia, a ser realizado hoje, às 16 h. Nossos convidados são:

– Cláudio Hiran Alves Duarte, Mestre em Direito pela UNILASALLE e assessor jurídico do SINAL/RS há mais de dez anos;

– Valdete Souto Severo, juíza pós-doutoranda na UFRGS e presidenta da Associação de Juristas pela Democracia (ABJD);

– Lademir Gomes da Rocha, advogado público federal desde dezembro de 1993, quando ingressou na carreira de Procurador do Banco Central. Especialista em Direito da Economia e da Empresa pela FGV, mestre e Doutor em Direito pela UFRGS. Ex-presidente do SINAL/RS.

Marcelo Milan, graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (1998), com mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Economia pela University of Massachusetts Amherst (2008). Atualmente é professor de economia e relações internacionais e no programa de pós-graduação em estudos estratégicos internacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor visitante na Universidade de Wisconsin (EUA, 2011).

Fernando Amorim, técnico do DIEESE, Mestre e Doutorando em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Nosso Webinário R$ 1,2 trilhão liberado: liquidez para quem? poderá ser acessado a partir das 16h, no link /https://youtu.be/h4kT4fPWaPw.

Participe!
Assista, dê sugestões, faça perguntas!
O Sinal é de todos nós, servidores do Bacen.

FIQUE EM CASA!

Porto Alegre – RS, 12 de agosto de 2020.
Diretoria Executiva
Seção Regional de Porto Alegre

Edições Anteriores
Matéria anteriorCom reforma administrativa às portas, estudo suscita falácias e reforça antigos estigmas
Matéria seguinteEm nota, Fonasefe repudia distorção de informações acerca do serviço público