Edição 195 – 23/12/2016
Mensagem do Diretor de Comunicação
Com esta edição nº 195 acreditamos chegar à última do ano. Mas, se novos fatos ensejarem urgência de informação e mobilização, voltaremos à sua atenção ainda na próxima semana.
Nas 195 edições regulares, somadas às 9 extraordinárias, mais de 470 matérias e artigos foram apresentados a você, leitor. Das mais de 500 mensagens recebidas e respondidas no ano, publicamos quase 200 palavras de colegas filiados, adicionando 60 comentários editoriais. Seção que contou com a participação de mais de uma centena de colegas servidores do Banco Central do Brasil.
O Blogue do Sinal foi reestruturado, permitindo amplo debate sobre temas diversos, tanto de modo restrito a filiados como, em questões de interesse geral da categoria, aberto a todos os servidores do BCB. Mais de 270 intervenções trilharam por esse canal.
O Sinal esteve presente na mídia nacional e internacional, em grande parte com exposição positiva dos servidores da Casa, qualificando-se cada vez mais junto ao pessoal da imprensa como interlocutor de referência quando o assunto é o servidor do Banco Central e sua obra.
Neste ano publicamos seis revistas, conforme planejado: foram três edições com 4.500 leitores da Sinal Plural, informando e contando as histórias dos aposentados do BC, e três da Por Sinal com 7.500 leitores, que atinge a sociedade brasileira e circula entre os filiados de todo o país.
Chegou até você também o produto da pesquisa abnegada de colegas sobre os anos que antecederam à criação do Sinal, época em que a sindicalização era proibida aos funcionários públicos, o que não impediu a construção de um movimento em benefício da carreira e dos servidores da jovem autoridade monetária do nosso país. Um Sinal na História é o primeiro volume de muitos que foram, estão sendo e serão escritos pelos servidores do Banco Central, organizados no Sinal como o seu sindicato.
O portal e o Apito Brasil receberam várias melhorias na sua apresentação, procurando sempre tornar mais fácil a localização da informação. Páginas do Jurídico e da Previdência, entre outras, foram organizadas, as páginas das ANDs foram padronizadas, a quantidade de destaques aumentou.
Nem todo trabalho realizado aparece aos seus olhos. Plataformas de processamento de dados foram atualizadas, reduzindo o tempo e o custo das tarefas eletrônicas, ferramentas de controle e comunicação internas também receberam melhorias.
O conjunto da obra só foi possível pela dedicação a você, servidor, de muitos colegas e colaboradores: os diretores do Sinal que, além de conduzirem a sua missão, empreenderam tempo extra para trazer a informação aos nossos meios de comunicação; os conselhos editoriais das revistas, que emprestaram seu conhecimento e experiência à construção de conteúdo sério e de agradável leitura dentro e fora do BC; os nossos editores Flávia Cavalcanti, da Por Sinal, e Samuel Oliveira, da Sinal Plural, este também jornalista do Apito Brasil, que organizaram um trabalho ímpar nas publicações que você e o Brasil conhecem; com eles, muitos jornalistas produziram matérias e artigos que ganharam publicidade nas páginas impressas e eletrônicas dos nossos informativos; nosso assessor de imprensa Luis Carrijo, responsável por fazer com que a visão dos servidores do Banco Central fosse considerada nas veiculações da mídia; nossa artista gráfica Milena, que deu forma e beleza a muitas das nossas comunicações; Edmilson e Jorge que, desde a retaguarda, proporcionaram o ambiente de produção que suporta a comunicação do Sinal; e as centenas de colegas que nos escreveram com críticas, sugestões, cobranças, posicionamentos, votos e o que mais entenderam de direito para aprimorar o nosso conhecimento da vontade da base e procurar oferecer um trabalho sinaleiro cada vez melhor.
Uma certeza nos move rumo a 2017: a busca pelo topo do Executivo e a construção de um Sistema Financeiro Cidadão.
Vida longa e próspera aos servidores do Banco Central, seus familiares, aos brasileiros e à gente de bem do todos os países do mundo.
Abraços,
Iso Sendacz
Diretor de Comunicação