Edição 120 – 12/8/2016

Mesa de Negociação no BCB


Em reunião com a Comissão Estratégica do Banco Central nesta quinta-feira, 11 de agosto, Daro Piffer, presidente nacional, e Rita Girão, diretora de Ações Estratégicas do Sinal, cobraram o empenho da Autarquia para a resolução de demandas dos servidores da Casa, algumas ainda pendentes do acordo assinado no fim de 2015. Dirigentes do SinTBacen e do Sindsep também participaram do encontro.

Os representantes do BC à mesa informaram que buscam contato com o secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (SEGRT), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Augusto Akira Chiba, para tratar do veto presidencial ao nível superior para o cargo de Técnico. A medida configurou claro descumprimento dos termos firmados com os servidores na última campanha salarial. A Comissão reiterou o compromisso de, “dentro dos limites institucionais”, lutar pela reversão do quadro.

Com relação ao reajuste dos celetistas da ativa, a SEGRT, após reunião com o Sinal no mês passado, solicitou, novamente a documentação necessária, já encaminhada, segundo a Comissão. O BC aguarda agora os devidos encaminhamentos do MP referentes ao pleito.

Em pauta na reunião desta quinta, também, a compensação pelos dias de parados em julho. Segundo os interlocutores da Autarquia, na próxima semana o assunto será tratado com o Planejamento. Na ocasião, o BC apresentará proposta acordada com as representações sindicais, em pacto semelhante ao estabelecido com o Sinal após a paralisação de outubro de 2015.

Aproveitando a ocasião, a chefe do Depes confirmou que já encaminhou para apreciação judicial os cálculos dos quintos, que poderão beneficiar cerca de 1300 servidores, um terço dos quais da ativa.

Edições Anteriores
Matéria anteriorDerrubar o veto ao nível superior
Matéria seguinteFeliz Dia dos Pais