Edição 50 - 18/3/2024

Mesa específica: Diretoria do BC precisa agir neste momento decisivo


Conforme noticiou o Apito Brasil na última sexta-feira, 15 de março, o SINAL se reuniu com integrantes da Secretaria de Relações de Trabalho (SRT) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para debater a pauta específica dos servidores do BC. A proposta apresentada pelos representantes do governo trouxe pequenos avanços em relação à anterior no que se refere a prerrogativas.

Todavia, questões que são fundamentais para a agenda de valorização da carreira mais uma vez restaram escanteadas por parte do MGI. Caso do pleito, sem impacto fiscal, pelo nível superior para os Técnicos da Autarquia. Na oportunidade, os representantes dos servidores reiteraram a importância ao atendimento a esta e às outras questões ainda pendentes para que se possa avançar rumo ao desfecho exitoso das tratativas.

Uma participação mais incisiva da direção do BC, em especial do presidente Roberto Campos Neto, junto às instâncias decisórias do Executivo neste momento pode ser decisiva para um melhor encaminhamento das negociações. Acerca do nível superior para os Técnicos – cujo corpo funcional na Autarquia é altamente qualificado -, é importante lembrar que a demanda conta com respaldo jurídico, conforme puderam atestar a PGBC e a área jurídica do então Ministério da Economia nos últimos anos. O tema, inclusive, constou de documento assinado pelo próprio Campos Neto, remetido à pasta da Economia em 2022, e, posteriormente, endossado pelo ministro à época. Há, ainda, como exemplos, experiências bem-sucedidas em outras carreiras.

Portanto, é hora da Diretoria Colegiada do BC agir em prol da carreira de Especialista para garantir os avanços necessários nas negociações com o MGI.

Aproveitamos para reafirmar nossa defesa intransigente à implementação do nível superior dos técnicos da Autarquia e parabenizar a persistência do SinTBacen, hoje na figura de seu presidente, Diego Aredes, na luta histórica em torno do pleito.

AGN

Comunicamos que a Assembleia Geral Nacional (AGN) para debater a proposta do governo na mesa específica será realizada na sexta-feira, 22, às 14h30. O reagendamento tem como objetivo garantir mais prazo para que o Sindicato busque avançar em soluções aos itens ainda em impasse.

Edições Anteriores
Matéria anteriorPEC 65/2023: SINAL promoverá duas novas lives nesta semana
Matéria seguinteNOTA DE SOLIDARIEDADE DO CR-RJ AOS TÉCNICOS DO BANCO