Edição 93 - 26/5/2023
Mesa negocial: governo e servidores discutem retomada dos diálogos
Concluída a primeira etapa da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) entre o governo e os servidores, tendo como principais avanços a recomposição salarial de 9%, para ativos, aposentados e pensionistas, e o reajuste de 43,6% do auxílio-alimentação, é hora de discutir a continuidade das tratativas. As diretrizes para o novo período da MNNP foram pauta de reunião entre entidades representativas e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) na última quarta-feira, 24 de maio.
Na abertura do encontro – que teve a presença do presidente do SINAL e vice-presidente do Fonacate, Fábio Faiad -, a titular do MGI, Esther Dweck, apresentou o novo secretário de Relações de Trabalho, José Lopes Feijóo, que coordenará a mesa. Foi apresentada também a minuta do protocolo da MNNP. O documento traz as perspectivas gerais, princípios, composição e outras normas acerca do grupo de trabalho. As representações terão até o próximo dia 12 de junho para apresentarem sugestões de aprimoramento à minuta.
Na oportunidade, as lideranças manifestaram preocupação com a tempestividade da retomada das negociações, principalmente no que se refere às demandas remuneratórias, haja vista os prazos para confecção e tramitação do Orçamento do próximo exercício no Congresso Nacional. Outro ponto reforçado pelos representantes dos servidores do Executivo federal foi a importância da abertura célere das mesas setoriais, onde serão debatidos os pleitos específicos de cada categoria.
Conforme destacou a edição desta quinta-feira, 25, do Apito Brasil, ao fim da agenda, o presidente Fábio Faiad reiterou à ministra Esther Dweck a solicitação por providências para que a reestruturação da carreira de Especialista do BC possa avançar no âmbito do Poder Executivo. De acordo com ela, o MGI irá avaliar o tema e a equipe deve dar um retorno na próxima semana sobre uma nova agenda de diálogo.