
Edição 58 - 28/4/2025
MGI autoriza nomeações no BC; SINAL busca convocação do cadastro de reserva
Em portaria assinada no último dia 25 de abril, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, autorizou a nomeação de 100 novos Auditores para o Banco Central do Brasil aprovados no mais recente concurso. O SINAL saúda os novos colegas, que vêm para somar seus talentos e ajudar na construção de um BC ainda mais forte, bem como se coloca à disposição para prestar o apoio necessário em sua chegada à Casa.
A chegada de 100 Auditores é um importante marco institucional, todavia não supre o elevado déficit de pessoal acumulado. Vale destacar que, desde o certame anterior, realizado em 2013, mais de 1.400 colegas se aposentaram, situação que expôs a Autarquia a um verdadeiro risco de RH. O cenário de déficit foi apontado pelo Sindicato reiteradas vezes em mais de uma década sem concursos.
Neste sentido, o SINAL segue pleiteando a convocação de todo o cadastro de reserva, de modo a mitigar a defasagem dos quadros. Além de audiências com deputados e senadores, o Sindicato busca diálogos em instâncias decisórias do Poder Executivo, em parceria com a Comissão de Aprovados. Acompanhe mais notícias nas próximas edições do Apito Brasil.