Edição 1218 - 17/12/2021

Minuta de Projeto de Lei com proposta de reestruturação das carreiras do BC é entregue à diretoria

Uma minuta de projeto de Lei contendo uma proposta de reestruturação da carreira de especialistas do Banco Central foi entregue à diretoria da instituição nesta quinta-feira (17/12) por representantes do Sinal, ANBCB e SinTBacen. A proposta possui quatro pontos prioritários: reajuste salarial, a definição em Lei dos três cargos da autarquia como exclusivos de Estado, o estabelecimento de uma taxa de fiscalização e a designação da Centrus como a previdência complementar dos servidores do Banco Central, em substituição à Funpresp.

Sobre a proposta de reajuste, a minuta propõe a manutenção da estrutura do subsídio e respeitando a paridade entre ativos e aposentados. Os novos valores pleiteados são os mesmos das propostas divulgadas para o novo reajuste da Polícia Federal. Para os Analistas do BC, foram considerados os subsídios dos Peritos da PF. Para os Técnicos do BC, foram considerados os subsídios dos Agentes da PF. Com isso, os Técnicos passariam a receber cerca de 65% dos Analistas.

No caso da definição formal dos três cargos da autarquia como exclusivos de Estado, foi sugerido a inclusão do nível superior para os Técnicos e a alteração da nomenclatura do cargo de Analista, preferencialmente para “Auditor Federal do Banco Central”.

“Está posta na mesa a nossa recomposição via reestruturação da carreira de especialista. Estamos no caminho certo e agora é aguardar o retorno da direção do Banco”, enfatizou o presidente do Sinal-DF, Vicente Fialkoski.

Participaram do encontro o presidente do Sinal, Fábio Faiad, o diretor de Relações Externas, Francisco Tancredi, e o diretor de Comunicação do Sinal, Mardônio Sarmento, o vice-presidente da ANBCB, Alexandre Caletti. Pelo Banco Central participaram o diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central, Maurício Moura, o chefe de gabinete da Diretora de Administração, André Mueller, e o chefe do Departamento de Gestão de Pessoas, Educação, Saúde e Organização, Marcelo Cota.

“A reunião foi bem detalhada, avançamos em alguns pontos. O diretor apontou dificuldades, mas se comprometeu a levar o documento para o presidente Roberto Campos Netto, que, segundo o diretor, se comprometeu a levar o assunto para as outras esferas do governo”, afirmou Fábio Faiad. “A reunião foi positiva, mas temos que manter a mobilização. Então semana que vem teremos um novo ato de protesto”, avisou.

O encontro ocorreu após protesto na porta do edifício-sede do BC em Brasília. Servidores das demais praças também se mobilizaram em torno do pleito nesta quinta, por meio de atividade virtual promovida pelo Sindicato.

Vicente Fialkoski
Presidente do Conselho Regional
Seção Regional Brasília

1.239 FILIADOS EM BRASÍLIA

Edições Anteriores
Matéria anteriorEm encontro com representantes do BC, Sinal entrega proposta de reestruturação da carreira
Matéria seguinteSinalBH informa 064/2021 – FELIZ NATAL