Edição 227 – 17/12/2021

Em encontro com representantes do BC, Sinal entrega proposta de reestruturação da carreira


Em reunião na noite desta quinta-feira, 16 de dezembro, com representantes do Banco Central, o Sinal entregou proposta de reestruturação da carreira de Especialista. O encontro ocorreu após protesto na porta do edifício-sede do BC em Brasília. Servidores das demais praças também se mobilizaram em torno do pleito nesta quinta, por meio de atividade virtual promovida pelo Sindicato.

O presidente Fábio Faiad, o diretor de Relações Externas, Francisco Tancredi, e o diretor de Comunicação do Sinal, Mardônio Sarmento, participaram da audiência, juntamente com o vice-presidente da ANBCB, Alexandre Caletti. Representaram o BC o diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, Maurício Moura, o chefe de gabinete da Diretora de Administração, André Mueller, e o chefe do Departamento de Gestão de Pessoas, Educação, Saúde e Organização, Marcelo Cota.

A pauta apresentada pelos servidores possui quatro pontos prioritários. O primeiro deles é o reajuste remuneratório, mantida a estrutura do subsídio e respeitando a paridade entre ativos e aposentados. Os novos valores pleiteados são os mesmos das propostas divulgadas para o novo reajuste da Polícia Federal. Para os Analistas do BC, foram considerados os subsídios dos Peritos da PF. Para os Técnicos do BC, foram considerados os subsídios dos Agentes da PF. Com isso, os Técnicos passariam a receber cerca de 65% dos Analistas. Para evitar vazamentos na imprensa, os valores exatos não estão sendo divulgados aqui neste Apito, mas as novas tabelas da PF já foram distribuídas em diversos grupos de WhatsApp.

Outro ponto tratado como central é a definição, em lei, dos três cargos da Autarquia (Analista, Técnico e Procurador) como Exclusivos de Estado. O nível superior para os Técnicos e a alteração da nomenclatura do cargo de Analista, preferencialmente para “Auditor Federal do Banco Central”, são as outras reivindicações prioritárias. O estabelecimento de uma taxa de fiscalização e a designação da Centrus como a previdência complementar dos servidores do Banco Central, em substituição à Funpresp, também constam da proposta, além de novas prerrogativas para os servidores e outras questões não salariais.

Foi entregue aos representantes da Autarquia uma minuta de projeto de lei, preparada por Sinal, ANBCB e SinTBacen, contendo os termos da proposta de reestruturação. O texto será disponibilizado na próxima semana na área restrita a filiados do nosso site, mas sem os valores (pelas razões acima citadas). A delegação do BC apontou dificuldades para o avanço das questões, mas se comprometeu a levar os pontos tratados no encontro ao presidente Roberto Campos Neto, que, segundo foi informado, discutirá as demandas no âmbito do governo federal.

Para o presidente do Sindicato, a reunião teve aspectos positivos, porém é preciso manter a agenda de mobilizações. Fique atento ao chamado e participe das atividades. Mais informações nas próximas edições do Apito Brasil.

 

Edições Anteriores
Matéria anteriorATÉ QUANDO?
Matéria seguinteMinuta de Projeto de Lei com proposta de reestruturação das carreiras do BC é entregue à diretoria