Edição 040 - 18/05/2020

MITOS DA CORRUPÇÃO NO BRASIL

 

Conforme o Correio Braziliense de 11.5.2020, enquanto o Governo Federal demonstra extremo descaso com as longas filas enfrentadas pela população para receber o auxílio emergencial de R$ 600,00 nas agências da Caixa Econômica Federal, quase 190 mil militares foram contemplados com o benefício.

Dados do governo revelam que 189.695 militares da ativa, da reserva, reformados, pensionistas e anistiados receberam o auxílio emergencial, totalizando R$ 113.816.990,00.

Há denúncias de que militares de diversas patentes fizeram o cadastro no aplicativo da Caixa Econômica Federal e pediram o benefício indevidamente.

Os militares não se enquadram nos requisitos da lei que criou o auxílio destinado a trabalhadores informais, desempregados de baixa renda e autônomos, atingidos pela crise com a Pandemia do novo Coronavírus.

Mas esses Servidores não aparecem no banco de dados utilizado pelo Governo para cruzamento de informações, e o valor da renda considerado no pagamento é o autodeclarado no Cadastro.

Não somos tolos de acreditar que qualquer Categoria seja mais predisposta à corrupção do que outras.

Da mesma forma, não há evidências que alguma seja mais honesta do que as demais.

Tal fato, no entanto, não impede a persistência da falácia de que os militares seriam mais honestos do que os civis no trato com a coisa pública, mesmo não havendo evidência empírica alguma disso.

Tanto militares quanto civis desviam recursos públicos, fraudam licitações, pedem e recebem propina.

Desde 1964, convivemos com um discurso político canhestro que busca identificar os militares como administradores probos e honestos.

Este discurso visava “legitimar” o golpe militar.

Seriam os militares a última reserva moral da nação frente a governos civis corruptos.

A realidade nunca corroborou esta fake news.

Na verdade, sempre foram fortes e variados os casos de corrupção na ditadura:  Contrabando na Polícia do Exército no RJ; Delegados ligados à repressão, como Fleury, se tornaram bicheiros; Governadores biônicos como Antônio Carlos Magalhães e Paulo Maluf produziram imensos esquemas de corrupção de farto conhecimento do Palácio do Planalto.

Esses esquemas se disseminaram de tal forma que quase levaram Paulo Maluf a ganhar a disputa do Colégio Eleitoral que elegeu Tancredo Neves presidente em 1985.

A diferença fundamental é que em uma ditadura não havia liberdade de imprensa para denúncias ou acusações.

Bastou a ditadura começar a suspender a censura prévia em 1976 para que o jornalismo denunciasse a vida nababesca do alto escalão burocrático, e, pior, tudo encoberto pela Lei de Segurança Nacional.

No Banco Central, ainda há uma triste lembrança de alguns escândalos, como o caso emblemático que envolveu o grupo Coroa Brastel, conglomerado empresarial conhecido principalmente por sua rede de eletrodomésticos nos anos 1970.

Em dificuldades financeiras, a empresa solicitou um empréstimo à CEF, em uma operação em que integrantes do regime militar foram acusados de desviar recursos do banco.

Houve também a operação Capemi (Caixa de Pecúlio dos Militares), empresa dirigida por militares que foi beneficiada na concorrência para explorar madeira no Pará – pelo menos 10 milhões de dólares à época teriam sido desviados em benefício de agentes do Serviço Nacional de Informações (SNI), órgão de Inteligência do regime.

O fato foi investigado numa Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na década de 1980.

Como dissemos, não há estudos que indiquem qualquer distinção entre a escala de corrupção nos mundos civil e militar.

Pelas teorias mais recentes na literatura sobre corrupção, duas coisas, em especial, tendem a aumentar as chances de tunga aos cofres públicos: oportunidades para roubar e a percepção de que não haverá punição.

Ambas as condições existem, no Brasil, entre militares e civis.

Estes não são especialmente desonestos.

Aqueles não são especialmente probos.

Infelizmente, esta mentira tem sido usada frequentemente para achincalhar, perseguir e explorar Servidores Públicos civis, como se fossemos os culpados por todas as mazelas da nação.

Os casos acima mencionados são apenas uma triste e dolorosa lembrança da nossa realidade e do perigo que representam aquelas pessoas que querem nos ludibriar, ao fantasiar o nosso passado para atingir os seus desastrosos e nefastos objetivos políticos.

CAMPANHA SINAL-RJ DE COMBATE AO CORONAVÍRUS

FIQUE EM CASA!

É com espanto que o mundo olha para o Brasil

Além da brevidade de Teich no cargo, a curva epidêmica
no gigante sul-americano está em franca ascensão

15/05/2020 – Rodrigo Lopes

“Turmoil”, em inglês, significa “estado de grande ansiedade, confusão e incerteza, segundo o dicionário Oxford. A palavra é normalmente utilizada pelas imprensas americana e britânica para se referir a situações políticas em países convulsionados por revoltas, golpes de Estado e catástrofes sociais. Pois foi essa a cartola (expressão usada no jornalismo para resumir um tema das reportagens) que alguns jornais globais adotam para se referir ao Brasil atual.

É com espanto que o mundo olha para o país, que troca sua principal autoridade na área da Saúde em meio à maior pandemia em um século, como clubes de futebol mudam de técnico. Enquanto governos, médicos, cientistas e economistas se debruçam em estudos para encontrar maneiras de conter o avanço do coronavírus, buscam tratamento adequado às vítimas, experimentam vacinas para nos livrar deste mal e imaginam fórmulas para minimizar o impacto econômico, que será brutal, o Brasil mergulha em uma crise dentro da crise.

Na Europa, redações que testemunharam a devastação da covid-19 usam como régua para medir a gravidade da situação brasileira as estatísticas de seus próprios países: vários jornais destacaram que o Brasil já ultrapassa França e Alemanha em número de casos.

Não é a primeira vez que a imprensa internacional olha com estranheza para o que está ocorrendo do lado de cá do Atlântico. Já foi assim na saída dos ministros Luiz Henrique Mandetta e Sergio Moro. Mas agora chama ainda mais a atenção porque, além da brevidade de Teich no cargo, a curva epidêmica no gigante sul-americano está em franca ascensão.

Paraguai, Argentina e Uruguai, que fizeram o tema de casa e conseguiram até agora estancar a doença, transformaram a preocupação com o vizinho em medidas sanitárias concretas para evitar o transbordo do vírus – alguns inclusive cavando fossas para evitar a passagem de carros, como ocorreu em Pedro Juan Caballero, fronteira com Ponta Porã (MS). Até Donald Trump, a quem Jair Bolsonaro tem como exemplo, recuou do estado de negação da gravidade da pandemia e já relativiza, sem a obsessão do brasileiro, o uso da cloroquina no tratamento. O presidente está só entre os líderes mundiais – ou, no mínimo, ao lado de párias internacionais, como Kim Jong-un, onde o governo diz que não há casos, o presidente do Turcomenistão, que proibiu o uso da palavra “coronavírus” e o esquerdista Daniel Ortega, cujo país segue enchendo estádios de futebol como se nada tivesse ocorrendo.

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/

Veja perguntas e respostas sobre coronavírus e mande suas dúvidas

 

A Folha responde neste espaço às dúvidas dos leitores sobre o novo coronavírus. Quer saber se o que está sentindo são sintomas da Covid-19? Se pode fazer ginástica na academia? Que tipo de produto deve ser usado para limpar superfícies? Mande sua pergunta para duvidascoronavirus@grupofolha.com.br.

As respostas serão atualizadas regularmente.

Fonte: https://aovivo.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/03/17/5890-veja-perguntas-e-respostas-sobre-coronavirus-e-mande-suas-duvidas.shtml#post401465

 

Informes PASBC:

Atendimento pasbcrj@atendimento@bcb.gov.br (21) 2189-5216
Exames pasbcrj@exames@bcb.gov.br (21) 2189-5216
Autorizações pasbcrj@autorizacoes@bcb.gov.br (21) 2189-5848
Quimioterapia quimio.pasbcrj@bcb.gov.br (21) 2189-5842
Credenciamento credenciamentos.adrja@bcb.gov.br (21) 2189-5062
Assistência Social sos.assis.adrja@bcb.gov.br (21) 2189-5715
Envio de NF bcsaude-rj@bcb.gov.br
Auditoria adtmed.riodejaneiro@bcb.gov.br

 

Mudanças no atendimento presencial do Depes (Ambulatório, Direto ao Ponto e PASBC)

Cobertura do exame pelo PASBC

Credenciados para realização do exame pelo PASBC

* Mais informações no Portal PASBC: https://www3.bcb.gov.br/

ATENDIMENTO DO SINAL-RJ DURANTE A QUARENTENA

Central Telefônica – Sede (21) 3184-3500 (siga-me)
Obs.: Ao ligar para a central a sua ligação será encaminhada para um dos funcionários do Sinal. Por favor, aguarde o direcionamento. Após o sinal de chamada o telefone ficará mudo, mas logo você será atendido. Não desligue!

Recepção: Jenilson (21) 98338-7621

Atendimento ao Filiado: Erika (21) 98871-0505

Secretaria: Marcelly (21) 98303-4869

Financeiro: Rose (21) 99725-4424

Presidente Regional: Sergio Belsito (21) 98124-1330

Diga pelo que você quer lutar!

LUTE JUNTO COM O SINAL!

Edições Anteriores
Matéria anteriorTrabalho remoto: funcionalismo deve levar discussão ao Judiciário
Matéria seguintePASBC: eleição para o Comitê Gestor precisa ser realizada