Edição 65 - 9/4/2024

MNNP: governo e entidades têm encontro marcado nesta quarta-feira, 10


O SINAL comporá, ao lado de outras representações do setor público, a bancada do funcionalismo na reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), marcada para esta quarta-feira, 10 de abril. O encontro, inicialmente previsto para junho, foi antecipado devido à pressão das carreiras.

Às lideranças, os representantes do MGI devem apresentar proposta acerca do reajuste de benefícios (auxílios alimentação, creche e saúde) em 2024. Na última semana, o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), do qual o SINAL é membro, enviou ofício à titular do Ministério, Esther Dweck, solicitando a imediata implementação do reajuste dos benefícios (saiba mais aqui).

Também devem ser abordadas as diretrizes da pasta para a recomposição remuneratória das diferentes carreiras, inclusive se haverá ou não um índice linear. Até aqui, o governo vem insistindo que não haverá qualquer reposição no presente exercício. Vale ressaltar que, ainda no referido ofício, os signatários expressam “total insatisfação com a intenção de congelar salários em 2024” e comunicam que seguem trabalhando na busca pelos recursos necessários.

Além do SINAL e de outros membros do Fonacate, representações do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e de centrais sindicais estarão presentes no encontro da MNNP.

Mais informações sobre os diálogos nas próximas edições do Apito Brasil.

Edições Anteriores
Matéria anteriorSINAL pede que BC suspenda tratativas para tramitação da PEC 65/2023
Matéria seguinteAssembleia Geral Regional Ordinária (AGRO) do Conselho Regional do DF