Edição 48 – 22/3/2022

Mobilização: dia terá AGN, novas paralisações e operações-padrão; participe


A tarde de hoje, 22 de março, será marcada por mais mobilizações dos servidores do Banco Central do Brasil em defesa da Reestruturação de Carreira com reajuste remuneratório. Das 14h às 18h, haverá paralisação das atividades e operações-padrão. E às 16h começará a Assembleia Geral Nacional (AGN) para debate dos rumos da luta em curso e deliberação sobre indicativo de greve. Confira link para inscrição e acesso à AGN virtual e mais informações no Edital de Convocação (aqui).

Ainda durante a AGN de hoje, será feito um relato mais detalhado sobre a reunião desta segunda-feira, 21, entre SINAL, SinTBacen, ANBCB, Casa Civil e Banco Central, que discutiu a pauta reivindicatória da classe.

Participe!

Confira, a seguir, breve relato sobre o encontro desta segunda, compartilhado pelo Sindicato nas redes:

A reunião de hoje (21) entre as três entidades representativas dos servidores do BC e o Ministro Ciro Nogueira durou menos de 30 minutos. O Ministro abriu a reunião trazendo os seguintes pontos:

– Ressaltou a importância do BC e de seus servidores;

– Afirmou que o Presidente do BC, Roberto Campos Neto, está atuando fortemente em prol dos servidores quanto à pauta salarial; e

– Sobre o atendimento de nossa pauta, mais detalhes serão dados na assembleia de 22/3/2022.

O Presidente do SINAL, Fábio Faiad, disse que:

– Uma solução para os Analistas e Técnicos do BC está demorando muito; e

– Tais servidores estão indignados porque, depois de criarem o PIX durante a pandemia, de elaborarem vários projetos e serviços nos últimos três anos, estão todos sem reposição salarial enquanto outros servidores dos Estados e até da União (Policiais Federais, por exemplo) terão reajuste.

O Vice-Presidente da ANBCB, Alexandre Caletti, disse que:

– As assimetrias entre os Analistas e Técnicos do BC e servidores de outras carreiras são inaceitáveis; e

– As assimetrias internas entre Analistas e Procuradores do BC também são inaceitáveis.

O Presidente do SinTBacen, Diego Aredes, depois de um fortíssimo discurso em defesa do cargo de Técnico do Banco Central, disse ainda que:

– A demanda por nível superior para os Técnicos já dura quase 20 anos, e o BC não pode aceitar que isso não seja corrigido imediatamente; e

– A proporção de salários entre os Técnicos e os Analistas do BC caiu muito nos últimos anos, e tal fato deve também ser corrigido.

O Presidente do BC, Roberto Campos Neto, disse que a pauta não salarial já foi entregue ao Ministério da Economia e está caminhando.

Em réplica, as três entidades afirmaram em conjunto que, em relação à pauta não salarial:

– A exigência de nível superior para os Técnicos e a mudança de nome de Analista para Auditor são as duas prioridades máximas; e

– Não vão abrir mão de nenhuma das duas demandas!

Ao final, as três entidades solicitaram à Diretora Carolina Barros que houvesse ainda nesta semana uma reunião com o Presidente Roberto Campos Neto a fim de ouvirmos dele quais os avanços conseguidos durante os próximos dias. A Diretora disse que levaria o pleito positivamente ao Presidente do BC.

Mais detalhes serão dados na assembleia de 22/3/2022, às 16h.

Edições Anteriores
Matéria anteriorREAJUSTE SALARIAL: O BANCO TROCOU O DISCO!
Matéria seguinteCasa Civil e Banco Central: quer saber como foi a conversa?