Edição 90 - 22/5/2019

Mobilização: hoje, 22, é dia de paralisação


O Sinal convoca os servidores do Banco Central do Brasil à paralisação das atividades em todas as praças, durante uma hora, nesta quarta-feira, 22 de maio. A participação nesta atividade é uma forma de mostrarmos nossa resistência às ameaças ao nosso poder de compra, tanto internas quanto externas.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019, além da desconstrução da Previdência Social como sistema solidário de participação, reduzirá os salários de todos os servidores públicos: ativos – antes e depois do Funpresp – aposentados e pensionistas, como demonstrado na edição de ontem 21, do Apito Brasil.

Independentemente de qualquer posicionamento, o servidor pode conferir o quanto será atingido por este verdadeiro confisco salarial. A calculadora fornecida pelo próprio governo é simples de consultar e os resultados apresentados são assustadores. O reajuste conquistado em janeiro de 2019, para aqueles que estão no Regime Próprio, vai se esvair, em sua quase totalidade, apenas para pagar o reajuste da contribuição previdenciária.

Veja aqui (*) o seu prejuízo e prepare-se para tempos piores, pois a proposta projeta contribuições extraordinárias temporárias, caso o Regime Próprio apresente déficit atuarial.

* Caso não consiga visualizar no navegador Explorer, tente em outro navegador.

Mais fácil de calcular, o aumento na contribuição do PASBC também afetará nosso poder de compra. Verifique na prévia de seu próximo salário quanto passará a contribuir a mais para o Programa, já neste mês de maio e simule, no Portal do PASBC, o novo aumento previsto para janeiro de 2020.

Sabendo que negociação salarial com o atual governo ainda nem foi aberta e nem há perspectivas para tal, se não resistirmos agora podemos nos preparar para um 2020 de muitas dificuldades.

Durante a mobilização, em Assembleia Geral Nacional (AGN), deliberaremos sobre o indicativo do Sindicato de nova paralisação, desta feita de 2 (duas) horas, no próximo dia 30 de maio.

Participe!

Demonstre sua posição quanto aos temas.

Horários e locais serão definidos regionalmente.

Edições Anteriores
Matéria anteriorHOJE, ÀS 10H30 – MOBILIZAÇÃO NACIONAL
Matéria seguinteAGN: está aberta a votação eletrônica da pauta reivindicatória