Edição 170 – 14/9/2022

Mobilização nacional segue hoje, 14


Hoje, 14 de setembro, seguem os protestos nacionais em defesa do avanço das minutas de Medida Provisória que tratam da reestruturação de carreira (não pecuniária) e da Retribuição por Produtividade Institucional (RPBC).

Logo mais, às 14h, haverá atividade virtual para esclarecimento de dúvidas acerca de ações judiciais em tramitação, com a presença do corpo jurídico do SINAL. O evento será transmitido pela página do Sindicato no Youtube (youtube.com/apitotv). Os interessados poderão encaminhar dúvidas e comentários por meio do chat disponível no momento da transmissão.

O SINAL indica também a continuidade do envio de e-mails para a Diretora de Administração do BC, Carolina Barros (pelo endereço secre.dirad@bcb.gov.br), solicitando reunião com a Casa Civil, para debater a pauta reivindicatória dos servidores. Confira no fim do texto a sugestão de mensagem a ser encaminhada.

Compartilhe!

O SINAL veicula na TV e no rádio, durante esta semana, campanha de mídia que destaca a atuação dos servidores do Banco Central no desenvolvimento de produtos para a sociedade.

Assista abaixo e compartilhe o vídeo, que está sendo exibido pela Globo News.

 

Na mídia

Veículos da grande imprensa vêm repercutindo os dias nacionais de protesto da categoria, bem como a possibilidade de intensificação das mobilizações nas próximas semanas.

“Os servidores do Banco Central do Brasil estão cobrando uma reunião urgente com o Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, a fim de resolver o pleito da Reestruturação de Carreira de uma vez por todas”, relatou o presidente do Sindicato, Fábio Faiad, ao Estadão.

Saiba mais na seção Sinal na Mídia.

Sugestão de e-mail para a DIRAD

Assunto: Reunião com a Casa Civil e outros pleitos

Prezada Sra. Diretora de Administração,

Solicito, respeitosamente, com a urgência que o momento requer, que seja marcada reunião entre a Diretoria do Banco Central do Brasil, o SINAL, a ANBCB, o SinTBacen e o Ministério da Casa Civil, a fim de serem debatidos os dois projetos de Medida Provisória encaminhados por esta Autarquia e as demais demandas remuneratórias dos servidores da Casa.

Solicito, também, atendimento aos pleitos abaixo listados, já encaminhados por Ofício a essa Diretoria de Administração e até aqui sem respostas:

a) Agendamento de reunião entre a Diretoria do Banco Central do Brasil, o SINAL, a ANBCB, o SinTBacen e a Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência, a fim de avançarmos administrativamente na exclusão do BC do alcance do Decreto nº 10.620/2021;

b) Autorização para que os servidores que participaram da greve de 2022 possam compensar tais horas aos sábados (com amparo jurídico na Instrução Normativa nº 2/2018);

c) Autorização para que os funcionários celetistas reintegrados com problemas de saúde ou com idade avançada possam continuar em trabalho remoto;

d) Atuação junto ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal para ajudar na busca de melhorias no convênio relativo aos empréstimos consignados (especialmente na margem de 40%, na carência de 4 meses e na possibilidade de ampliação do número máximo de parcelas); e

e) Atuação junto à Receita Federal do Brasil, no sentido de evitar que os servidores do BC sejam prejudicados por conta da forma pela qual as informações sobre o PASBC foram prestadas pelo Banco (bem como no sentido de ajudar aqueles colegas que, infelizmente, pelo mesmo motivo, já caíram na “malha fina”).

Atenciosamente,

Edições Anteriores
Matéria anteriorMP 1.119/2022: o que é o Benefício Especial? Quais as mudanças aprovadas na Câmara?
Matéria seguinteHoje é o segundo dia de mobilização da nossa categoria e temos um encontro marcado para logo mais